Alunas do CEFET-MG produzem podcast sobre a história da África do Sul e de Mandela

Podcast alunas do Cefet

Os 13 episódios da primeira temporada do podcast do Projeto Ngawehtu, produzidas por alunas do Cefet, estão disponíveis nas principais plataformas de áudio.

Entra no ar, no dia 9 de janeiro, o podcast do Projeto Ngawehtu, apoiado pelo Programa Bolsa de Complementação Educacional (BCE). A primeira temporada, que tem 13 episódios, conta a história da África do Sul e de Nelson Mandela. As alunas bolsistas do Cefet, Maria Clara dos Santos, do curso de Estradas, e Graziele Soares Menezes, de Hospedagem, são as responsáveis pela execução.

Em pauta nos episódios, a invasão da África do Sul por portugueses, britânicos e holandeses; a vida particular de Mandela; sociedade, turismo, cultura, saúde e educação no país da África austral; o que é o apartheid e como esse sistema racista surgiu; as lutas travadas pela liberdade do povo negro; os 11 idiomas oficiais do país e a implantação e a aplicação da Lei nº 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileiras e africanas no país.

Foram sete meses de leitura, pesquisa, elaboração de perguntas, entrevistas, redação de textos para divulgação no Instagram e locução e edição de áudio para o podcast.

A gente conta um pouco sobre a história de Nelson Mandela e de outros líderes também durante a época do apartheid; estudamos sobre a África do Sul e sobre questões raciais”, resumiu Graziele. Já Maria Clara destacou o contato com os entrevistados e o aprendizado. “Eu acredito que o projeto agregou tanto na vida profissional quanto no pessoal e, por meio dele, podemos aprender a nos comunicar, lidar com diversos tipos de pessoas e adquirir um conhecimento mais amplo do continente africano, que não é tão valorizado quanto deveria ser”, constatou.

O orientador é o servidor técnico-administrativo, Nelson Nunes. “A ideia era falar sobre algum país do continente africano e a África do Sul, com sua história particular de colonização e luta atrelada à história de Nelson Mandela, um dos maiores personagens do século XX, ainda é pouco conhecida no Brasil. Se conhecêssemos os países africanos como conhecemos a história dos Estados Unidos ou de alguns países europeus, evitaríamos o racismo, a burrice e a xenofobia proferidos inúmeras vezes quando o assunto é a África”, observou.

Os entrevistados também foram 13: a escritora sul-africana Futhi Ntshingila; o cônsul-adjunto do Consulado-Geral do Brasil na Cidade do Cabo Luiz Felipe Vilela; a engenheira de produção Stephany Marques; a pedagoga do CEFET-MG Edna Vieira; a professora Ana Júlia Pacheco; a crítica de cinema Yasmine Evaristo; a pesquisadora Marcella Granatieri; o professor e escritor Pablo de Rezende Braga; a professora Nathaly Schutz; a jornalista Paola Prandini; a professora Vívian Stefanne; o correspondente internacional Vinícius Assis, e a diretora de marketing da agência de turismo Viin África, Letícia Moraes.

Ngawethu significa “é nosso” ou “para nós”. A origem é do idioma Xhosa. Nas manifestações, muitas vezes, os presentes gritam “amandla”, que significa “poder” e em seguida complementam com “ngawethu”. A frase quer dizer “poder ao povo”. No caso, poder ao povo preto da África do Sul.

Acompanhe o Projeto Ngawehtu e ouça os episódios do podcast:

Podcast alunas do Cefet

Lista dos episódios:

  1. A história e a cultura afro-brasileira e africana são realmente ensinadas no Brasil?
  2. A África do Sul antes da invasão europeia
  3. Como foi a colonização na África do Sul
  4. Nelson Mandela: a família e a vida pessoal do guerreiro da liberdade
  5. O que é e como surgiu o apartheid na África do Sul
  6. Como foi a luta contra o apartheid sul-africano
  7. Quem foram os nomes, além de Mandela, na luta contra o apartheid
  8. Conhecendo o turismo na África do Sul
  9. Como funcionam a educação e a saúde na África do Sul
  10. Um panorama artístico e cultural da África do Sul
  11. Esporte e eventos esportivos na África do Sul
  12. A África do Sul contemporânea e os resquícios do apartheid
  13. África do Sul e Brasil: diversidade, riqueza e desigualdade
https://www.instagram.com/projetongawethu/

Veja mais notícias no Varginha Digital