A condecoração histórica recebida é a mais alta honraria do Governo de Minas para personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do estado e do país.
A Copasa viveu um momento histórico neste 21 de abril. A empresa foi uma das agraciadas com a Medalha da Inconfidência, durante a cerimônia realizada em Ouro Preto. A honraria concedida pelo Governo de Minas é um reconhecimento pela atuação da força tarefa da Companhia no Rio Grande do Sul, após as enchentes que devastaram o estado no início de 2024.
Na ocasião, os técnicos da Copasa foram enviados para Porto Alegre, onde trabalharam junto ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), à Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), e a outros órgãos, para restabelecer o sistema de abastecimento de várias cidades do estado.
Durante a missão solidária, a Companhia também enviou mais de 30 mil litros de água potável aos gaúchos. Além disso, por meio do Programa de Voluntariado, iniciativa solidária dos empregados, foi promovida a “Campanha do Agasalho”, com a arrecadação de roupas, calçados e brinquedos. As doações foram enviadas ao Rio Grande do Sul em parceria com o Serviço Social Autônomo (Servas).
O aguardado momento da condecoração
Em meio a várias figuras ilustres presentes na cerimônia, Tessa Pires, engenheira de projetos e obras, e Bernardo Vianna, gestor de Relações institucionais (ambos da Copasa), carregaram a honrosa missão de representar os empregados da Copasa que integraram a força tarefa enviada ao sul do País.
Ao receber a Medalha da Inconfidência, Tessa expressou toda sua gratidão pela confiança que foi depositada nela para representar a Copasa nesse momento histórico para a empresa. “Recebo esta medalha em nome de cada um, ciente da importância de nossos esforços para ajudar nossos irmãos sul-rio-grandenses. Este reconhecimento é fruto do trabalho e da dedicação de toda a equipe, que esteve no Rio Grande do Sul”, declarou.
“Somos dois os indicados, porém essas medalhas que recebemos não se personalizam somente em nós, mas sim nos nomes de todos os servidores da Copasa que estiveram no Rio Grande do Sul e contribuíram para o grande trabalho que foi realizado“, observou Bernardo.
Presente também na cerimônia, Fernando Passalio, atual diretor-presidente da Copasa, foi condecorado, com a Medalha de Honra por sua atuação como secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG). “Esse agraciamento que recebo é fruto da minha trajetória na Sede-MG, ondem pude ajudar a transformar para melhor a vida dos mineiros, trabalho que vou repetir como diretor-presidente da Copasa, ao lado desse time maravilhoso de colaboradores”. ressaltou Passalio.
Enquanto esteve à frente da Sede-MG, Passalio contribuiu para crescimento econômico contínuo de estado, ajudou reduzir taxa de desemprego, atingindo no menor patamar em 2024, e, além disso, foi um dos responsáveis por atrair mais de R$ 450 bilhões em investimentos privados para Minas Gerais.
Sobre a Cerimônia de Entrega das Medalhas
Realizado tradicionalmente em Ouro Preto pelo Governo de Minas, sempre no dia 21 de abril, data dedicada à memória do mártir da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, a cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência é uma solenidade que visa agraciar, por meio das honrarias concedida pelo Estado, as personalidades e as instituições que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do País.
Além das Medalhas da Inconfidência e de Honra recebidas pela Copasa e por Passalio, respectivamente, as condecorações se dividem em outras duas designações: Grande Medalha e Grande Colar, que é concedido a chefes de Estado, chefes de governo e chefes dos demais Poderes da União.
A lista com os 170 agraciados em 2025 pode ser conferida no site da Agência Minas (link Agência Minas Gerais | Medalha da Inconfidência 2025).