Papa Francisco morre aos 88 anos no Vaticano

Papa Francisco
Continua após a publicidade

Líder da Igreja Católica, Papa Francisco faleceu nesta segunda-feira (21), encerrando um papado marcado por reformas, apelos à paz e defesa dos mais vulneráveis.

O Papa Francisco faleceu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, às 7h35 (horário de Roma), na Casa Santa Marta, no Vaticano. O anúncio oficial foi feito pelo Camerlengo Kevin Farrell. “Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Igreja”, declarou.

No domingo (20), um dia antes de sua morte, o Papa Francisco apareceu pela última vez em público, na sacada da Basílica de São Pedro, durante a tradicional bênção de Páscoa Urbi et Orbi. “Foi sua última mensagem à Igreja e ao mundo”, disse Farrell. Ele concluiu: “Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos sua alma ao amor misericordioso do Deus Trino”.

Continua após a publicidade

Primeiro papa das Américas

Jorge Mario Bergoglio, conhecido mundialmente como Papa Francisco, nasceu em Buenos Aires, Argentina, e foi o primeiro papa latino-americano e jesuíta da história. Filho de imigrantes italianos e o mais velho de cinco irmãos, formou-se técnico em química antes de seguir a vocação religiosa.

Ordenado sacerdote em 1969, foi nomeado bispo auxiliar de Buenos Aires e, posteriormente, cardeal pelo Papa João Paulo II. Em 2013, foi escolhido para suceder Bento XVI, tornando-se o 266º papa da Igreja Católica.

Durante seu pontificado, Francisco destacou-se pelo compromisso com os pobres, defesa do meio ambiente, reformas internas e mensagens de paz. Mesmo com a saúde fragilizada nos últimos anos — marcada por infecções respiratórias e limitações físicas —, ele manteve ativa sua agenda até o fim.

Pontificado marcado por mudanças e posicionamentos históricos

Entre suas ações marcantes, está a nomeação, em janeiro de 2025, da freira Simona Brambilla para comandar um importante dicastério do Vaticano, tornando-se a primeira mulher à frente de um órgão central da Igreja.

Francisco também foi uma voz constante em defesa da paz, clamando por cessar-fogo em guerras como o conflito entre Rússia e Ucrânia e os ataques na Faixa de Gaza. “Territórios não devem ser atacados ou invadidos. A soberania deve ser garantida pela paz, não pelo ódio”, declarou.

Continua após a publicidade

Em outubro de 2024, presidiu a canonização do padre José Allamano, após o reconhecimento de um milagre ocorrido na Amazônia. Em dezembro de 2023, aprovou que padres pudessem dar bênçãos a casais do mesmo sexo, desde que fora das liturgias oficiais, gesto visto como acolhedor e inédito.

Também chamou a atenção ao denunciar os impactos das mudanças climáticas: “Se medirmos a temperatura do planeta, veremos que a Terra está com febre. Precisamos mudar nossos hábitos”, alertou.

Com informações do Vaticano News e Agência Brasil

Continua após a publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui