Publicidade
A castração de cães e gatos é a melhor forma de controlar o número de animais abandonados pela cidade.
Nesta segunda-feira, 21, a Prefeitura de Varginha anunciou que recebeu uma Unidade Móvel de Castração (Castramóvel) modelo trailer. Com este novo veículo será possível realizar cirurgias gratuitas de castração em cães e gatos.
O veículo percorrerá em breve os bairros da nossa cidade para fazer os atendimentos. De acordo com o Setor de Bem Estar Animal de Varginha a prioridade será atender famílias carentes, já que uma cirurgia de castração pode chegar a R$ 500,00.
Publicidade
A castração é a melhor forma de controlar o número de animais abandonados pela cidade. Além do sofrimento pelo abandono, fome e frio, cães e gatos que ficam na rua representam riscos como acidentes, ataques a pessoas e outros animais podem transmitir doenças.
As diretrizes e procedimentos de atuação estão sendo definidas, a princípio a intenção é atender cerca 3 mil animais por ano em sistemas de mutirão que poderão ser semanais ou mensais.
“Iniciativas de oferecer esterilização de animais domésticos já são propostas e oferecidas Pela Prefeituras, e com a aquisição deste castramóvel estamos intensificando estes trabalhos”, disse Marisley Camilo de Barros, Supervisora da Defesa e Bem Estar Animal de Varginha.
O que é a castração?
A castração é um método mundialmente reconhecido por ser seguro e eficaz no controle populacional de cães e gatos e muito indicado pelos médicos-veterinários, por atuar na prevenção e redução de diversas doenças.
Publicidade
O procedimento é simples e relativamente rápido, entretanto requer cuidados e exames pré-operatórios. Após a cirurgia, é importante que o pet utilize um macacão ou colar para proteger os pontos, e deve-se ter cuidado para que ele não faça muito esforço ou atividades físicas durante o período pós-operatório, que leva de 7 a 10 dias até a retirada dos pontos.
Benefícios da castração
Além da diminuição da superpopulação dos pets e de abandonos, a castração de cães e gatos traz diversos benefícios:
• Redução dos passeios externos e problemas associados a esta prática, como o desenvolvimento de doenças infecciosas contraídas nas ruas, traumas e atropelamentos, intoxicações e maus tratos;
• Redução de doenças zoonóticas (transmitidas de pets para humanos), como a Raiva e a Leishmaniose;
Publicidade
• Redução no comportamento de cio e prevenção de doenças reprodutivas em fêmeas.
• Redução do risco de enfermidades mamárias, uterinas e ovarianas como neoplasias e piometra (infecção no útero).
• Prevenção de doenças como pseudociese (gravidez psicológica), hipertrofia mamária felina e estro persistente (cio);
• Prevenção de distúrbios testiculares em machos (neoplasias, orquites (inflamação do testículo), epididimites (inflamação do epidídimo), além de auxiliar no tratamento de doenças andrógeno-dependentes como a hiperplasia prostática benigna, prostatite crônica (inflamação da próstata), adenoma e hérnia perineal;
• Auxílio no tratamento de doenças não relacionadas ao sistema reprodutivo, como diabetes e epilepsia;
Publicidade
• Possível redução de comportamentos indesejados como territorialismo, agressividade e marcação de território.
Veja mais notícias no Varginha Digital
Publicidade