Outubro Rosa: desfile das poderosas é nesta sexta-feira, 18

Câncer de Mama
Foto: divulgação

Além de desfile com pacientes de oncologia, o Outubro Rosa contará com palestra e show.

O Outubro Rosa já virou tradição em Varginha. Há seis anos acontece o desfile com pacientes do Centro de Oncologia.

Neste ano a passarela brilhará no Theatro Capitólio, no dia 18, às 19h20. A organização pede a doação de 1 litro de leite, que será doado para o Café das Poderosas (veja abaixo).

A noite começa com o show da cantora Gabbi Almeida, seguido da palestra de Camila Conde, do Instituto Você, sobre Inteligência Emocional e Saúde.

O desfile conta a cada ano com o apoio de várias lojas de Varginha e tem o objetivo de mostrar a beleza e garra das mulheres que superaram ou estão na batalha contra o câncer de mama.

Dia da Beleza

Dentro das atividades dos Outubro Rosa acontece o Dia da Beleza. A ação foi no 11 de outubro, às 10h, no Lions Clube (Rua Alzira Magalhães barra). Além das pacientes em tratamento no Centro de Oncologia do Hospital Bom Pastor a ação é aberta ao público.

O evento tem o objetivo de ajudar a reafirmar o valor, a beleza e a autoestima que muitas vezes são perdidas ao longo do tratamento, mas que não devem ser esquecidas.

Café das Poderosas

O Café das Poderosas é um grupo de voluntárias que se uniu para oferecer um delicioso café às sextas para pacientes da oncologia e seus acompanhantes.

O trabalho começou depois que Nilza Odete Roque Guimarães, que era paciente, viu outras voluntárias servirem lanches enquanto fazia seu tratamento. “Tive um câncer de mama e enquanto esperava na recepção da oncologia para passar no médico e fazer a quimioterapia. Ficava observando as pessoas que saiam de suas cidades muito cedo para vir fazer o tratamento e eu via alegria deles quando vinha o café que os voluntários traziam”, conta a poderosa.

Muitos destes pacientes na maioria das vezes vem para Varginha de ambulância e não tem hora para voltar para casa. Às vezes não tinham dinheiro nem para um café.

O trabalho cresceu e hoje o café acontece sempre às sextas e segundas.

Além de Nilza, participam do trabalho Cintia Sarto Lima, Maida Pereira Coimbra, Patrícia Gomes, Roseane Marques e Pâmela Túlio.

“A gente não leva só o cafezinho mas também o nosso carinho, nossa alegria, ajudamos as pacientes que estão começando o tratamento, as vezes só de conversar com eles ou simplesmente ouvir já estamos ajudando isto é amor ao próximo”, finaliza Nilza.

O Câncer de Mama

De acordo com Inca o câncer de mama ainda é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. É responsável por por cerca de 28% dos casos novos de câncer a cada ano.

É relativamente raro este tipo de câncer ser diagnosticado antes dos 35 anos, ficando entre 4% e 5% dos casos. Mas a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não.  A maioria dos casos tem uma excelente chance de cura.

Ele não tem uma causa única. São vários fatores que podem aumentar o risco de desenvolver a doença, como fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários.Veja mais sobre o Câncer de Mama e outros tipos de câncer no site do Inca.

Voltar para a Página Inicial | Curta o Varginha Digital no Facebook

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome