Duas cidades do Sul de Minas, Varginha e Coqueiral, conquistaram o XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora.
Varginha conquistou nessa quarta (17), em Belo Horizonte, o prêmio na categoria Empreendedorismo na Escola no XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, que tem o objetivo de conhecer, reconhecer, valorizar e disseminar as boas práticas das gestões públicas municipais de estímulo ao empreendedorismo e aos pequenos negócios.
O município de Varginha venceu na categoria Empreendedorismo na Escola, com o projeto “GINTECH – Gincana de tecnologia da rede municipal de Varginha”. A competição fomentou o desenvolvimento das habilidades empreendedoras e competências digitais para os jovens e foi estruturada em três etapas, utilizando a gamificação para desenvolver competências propostas pela BNCC, comportamento empreendedor e soft skills. Os jovens foram incentivados a desenvolverem soluções criativas para problemas locais, impulsionando ideias que geravam impactos positivos para a sociedade, formando, assim, cidadãos mais conscientes e preparados para o futuro.
“É difícil até de expressar nossa gratidão. É um sentimento de dever cumprido. Que possamos sempre desenvolver nossas atividades da melhor forma em escolas, sempre com visão para o empreendedorismo e transformando nossos alunos em construtores de cidadania”, comemora a secretária municipal de Educação de Varginha, Juliana de Paula.
Coqueiral foi premiado na categoria Sustentabilidade & Meio Ambiente com o projeto “Coqueiro Verde”. O município criou a Moeda Coqueiro Verde, com foco em estimular junto às famílias a troca de materiais recicláveis. O objetivo do projeto é preservar o meio ambiente, reduzir a poluição, conscientizar o cidadão sobre a importância da reciclagem de materiais e minimizar os danos ambientais, por meio de geração de renda, aumento da empregabilidade da associação dos catadores de recicláveis e maior comercialização dos feirantes.
“É um reconhecimento por tudo o que tem sido feito, sobretudo pelas políticas públicas implantadas na cidade e sido fundamentais para o bem-estar dos cidadãos. Temos de agradecer imensamente à população e à minha equipe, que fez belo trabalho. Sem eles, não conseguiríamos fazer nada”, celebra o prefeito de Coqueiral, Rossano de Oliveira
Premiação
Na XII edição do Prêmio, mais de 300 projetos, de cerca de 250 municípios do estado, foram inscritos em 10 categorias: Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Turismo e Identidade Territorial; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural; Cidade Empreendedora e Governança Territorial. Na fase final, disputaram 30 iniciativas, de 24 municípios.
Os vencedores, por categoria, foram: Cabo Verde, categoria Sala do Empreendedor; Conselheiro Lafaiete, categoria Governança Territorial; Congonhas, categoria Inclusão Produtiva; Coqueiral, categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente; Nova Lima, categoria Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo; Paracatu, categoria Empreendedorismo Rural; Pirapora, categoria Compras Governamentais; Uberaba, categorias Cidade Empreendedora e Turismo e Identidade Territorial; e Varginha, categoria Empreendedorismo na Escola.
“Cada uma das soluções inovadoras vencedoras do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora é um reconhecimento ao esforço do município de sempre buscar a melhoria na gestão de maneira diferenciada e uma inspiração para tantos outros municípios, com resultados positivos no desenvolvimento socioeconômico, na educação empreendedora, na geração de emprego e renda e na liberdade de produzir, trabalhar e sustentar sonhos e realidades”, enfatiza o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Em suas 12 edições, o Prêmio Prefeitura Empreendedora já reconheceu 71 iniciativas de 49 municípios de Minas Gerais, projetos que têm inspirado diversos municípios do estado a evoluírem em suas estratégias de promoção do desenvolvimento econômico e social.
