Hospital Regional recebe recursos para execução de projeto de eficiência energética

Publicidade

Recursos chegarão através de materiais e equipamentos doados pela CEMIG no programa Energia Inteligente.

O Hospital Regional do Sul de Minas está habilitado a receber R$ 600 milem materiais e equipamentos que serão doados pela Cemig, dentro do projeto Energia Inteligente.

Ao todo 432 lâmpadas de LED substituirão as lâmpadas com baixa eficiência energética, hoje existentes no hospital, gerando economia do consumo de energia. Também serão substituídas duas máquinas secadoras de roupas na lavanderia e três autoclaves na CME (Central de Material Esterilizado), máquinas que tem alto consumo de energia, por equipamentos de tecnologia inteligente e com alta eficiência energética.

Publicidade

“Nossa expectativa é que, com esses materiais e equipamentos, tenhamos uma redução no consumo de energia em pelo menos 20%”, afirma o diretor do Hospital Regional, Rogério Bueno.

Rogério Bueno e o Secretário Estadual de Saúde, Nalton Moreira da Cruz.

O Programa Energia Inteligente irá beneficiar 80 hospitais em Minas Gerais com a troca de lâmpadas convencionais por equipamentos de tecnologia LED, de alto rendimento e baixo consumo de energia, e a substituição de aparelhos de esterilização das unidades hospitalares (autoclaves) por equipamentos com maior capacidade.

Para o setor de lavanderia dos hospitais, o programa fará a substituição de secadoras por máquinas rotativas, com controle de tempo e temperatura automático, com comando automático e digital de tempo e temperatura regulável. As novas secadoras proporcionarão ainda economia de reposição de materiais, pois evitam o superaquecimento dos tecidos.

Alguns hospitais serão contemplados também com sistemas de aquecimento solar. O objetivo é proporcionar a retirada de consumo de energia do horário de ponta, além de proporcionar economia estimada em 70% da energia consumida para banhos.

Publicidade

Outros hospitais contarão com a geração própria de energia, por meio da implantação de sistemas de energia solar fotovoltaica, reduzindo diretamente a fatura de energia das unidades hospitalares beneficiadas.

“Acreditamos que as iniciativas trarão benefícios para milhares de pessoas atendidas pela instituição de saúde com a substituição de equipamentos ineficientes por outros mais eficientes e modernos. E as entidades irão economizar na sua conta de energia elétrica e os recursos poupados poderão ser revertidos em melhorias. Além disso, os novos equipamentos são mais adequados para o ambiente hospitalar, proporcionando melhor qualidade no trabalho dos médicos e, para os pacientes, conforto e segurança”, afirmou o diretor Thiago de Azevedo Camargo.

Programa Energia Inteligente

O Programa Energia Inteligente da Cemig, regulado pela Aneel, baseia-se no incentivo à mudança de hábitos na utilização da energia elétrica e no fomento à cultura do consumo consciente, resultando na redução e eliminação dos desperdícios de recursos naturais. Desde 2015, a iniciativa já destinou mais de R$ 170 milhões para projetos em diversas áreas, beneficiando escolas, prefeituras e hospitais.

Veja mais Notícias de Varginha.

Publicidade

Acompanhe também pelo Facebook Varginha Digital e pelo Instagram Varginha Digital.

Publicidade