Reunião na Prefeitura decide que comércio de Varginha continuará fechado

comércio de varginha fechado
Foto: Varginha Digital

Uma reunião organizada na Prefeitura de Varginha nesta segunda-feira (30), decidiu que o comércio de Varginha deve permanecer fechado

O comércio de Varginha permanecerá fechado até o dia 6 de abril. Decreto será mantido e nova reunião acontecerá no próximo sábado.

“Reabrir lojas nesse momento seria suicídio”, diz médico infectologista

Foi uma reunião tensa, na manhã desta segunda-feira 30/3. Representantes do comércio apresentaram a preocupação dos lojistas, que temem uma recessão pós-isolamento.

Por outro lado, médicos apresentaram os cuidados que devem ser tomados para evitar o aumento no número de casos de coronavírus em Varginha.

Prefeitura, vereadores, Associação Médica, diretores de hospitais, enfermeiros, sindicatos e Guarda Civil Municipal participaram da reunião.

O médico infectologista Luiz Carlos Coelho disse ao BlogdoMadeira que todas as medidas estão sendo tomadas, inclusive para aumento de leitos. “Acabar com o isolamento social neste instante seria um suicídio”.

Apresentamos ao prefeito em exercício toda a nossa preocupação com demissões, queda de receita. Ao mesmo tempo dissemos para ele ponderar a opinião dos médicos. Até porque é a área médica que detém informações técnicas que podem proteger a população”, disse o presidente da Associação Comercial, Anderson Martins.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio, Cibela Oliveira disse que “os empregados têm medo de sair às ruas e levar para dentro de casa e contaminar os seus familiares. Nós apoiamos o prefeito desde o início nessa paralisação”.

O coordenador de políticas públicas de Varginha, Vinício Rocha disse que “o cenário exige responsabilidade e bom senso de todos nós. Somos pela continuidade de manter o fechamento [do comércio], com possibilidade de flexibilização caso haja uma melhoria epidemiológica. Não agir no calor das emoções”.

Faltam leitos

Atualmente o Município possui 24 leitos no Hospital Regional do Sul de Minas; 10 no Hospital Bom Pastor. E seis na UPA. Isso dá 40. O mínimo para atender a demanda esperada é 68 leitos.

O prefeito em exercício Vérdi Lúcio Melo disse que, depois de ouvir todos os representantes da Saúde de Varginha, “revogar o decreto seria uma irresponsabilidade sem precedentes. As informações foram claras, dizendo que esta semana é o pico do contágio. Peço aos comerciantes que entendem que não faço isso por política, também sou empresário, tenho funcionários, estou sentindo na carne. Sei o sentimento de cada empresário. Não estou tomando essa decisão sozinho, primeiro ouvimos as autoridades sanitárias para não colocar a vida em risco. O que importa agora é a vida do seu pai, do seu avô, da sua avó, para evitar que uma catástrofe ocorra”.

Vérdi disse ainda que, nesses 31 dias em que substitui o prefeito Antônio Silva (de férias), está ouvindo todos antes de tomar decisões. “Caso o cenário melhore, podemos iniciar uma reabertura gradual a partir da segunda-feira 7 de abril, logicamente observando a situação em Varginha, e também as ações do presidente, do governador. Estamos investindo no Hospital Bom Pastor, comprando equipamentos, criando unidades temporárias de atendimento em contêineres, temos o apoio da Associação Médica que é muito importante, são quase 40 médicos orientando a população por celular. Juntos vamos conseguir sair desse problema com o mínimo de prejuízo”.

Verdi se pronuncia nas redes sociais:

Em reunião realizada nesta manhã aPedido do prefeito em exercício Verdi Lucio Melo, com aPresença da Câmara de Vereadores, Aciv, Sindicatos, médicos e profissionais da saúde, e imprensa, ficou decidido pelaPermanência do fechamento do comércio local até sábado.

Posted by Verdi Lucio Melo on Monday, March 30, 2020

Com informações do site Blog do Madeira

Veja também

Acompanhe as melhores notícias diariamente aqui no Varginha Digital.
Informação com credibilidade sobre Varginha e região direto no seu celular.
Varginha em um clique!

Clique aqui para receber as notícias pelo WhatsApp

Curta o Varginha Digital no Facebook e no Instagram
Voltar para a Página Inicial

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome