Seguro-desemprego deve ser solicitado pela internet ou por aplicativo

CTPS
Foto ilustrativa.

Confira o passo a passo para solicitar o seguro-desemprego.

Desde novembro de 2019 o Seguro Desemprego pode ser solicitado pela internet. Assim que receber a documentação para encaminhar o Seguro-Desemprego, o trabalhador poderá fazer o pedido imediatamente pela internet, pelo site Emprega Brasil, neste link.

Outra opção é usar o aplicativo CTPS Digital, disponível nas lojas de aplicativos. Confira o passo a passo em cada opção:

Pedido de Seguro-Desemprego pelo site:

  • Primeiro entre no site gov.br/trabalho;
  • Faça o cadastro e em seguida crie uma conta, que será usada para obter login e senha;
  • No link serviços digitais você terá acesso ao Seguro-desemprego;
  • Vá até a função que permite Requerer o Seguro-desemprego e clique em Solicitar Seguro-desemprego;
  • Informe o número do Requerimento do Seguro-desemprego;
  • Clique em localizar;
  • Confirme se as informações estão corretas. É importante ler as regras legais para habilitação ao benefício, concordar com os termos e clicar em concluir;
  • Confirme a solicitação do seu benefício;
  • Se tudo estiver certo aparecerá a frase “Solicitação do Benefício Realizada com Sucesso” e também as informações sobre o seu benefício, como a quantidade e o valor das parcelas, e as respectivas datas de pagamento previstas para saque nos canais de pagamento.

Se houver necessidade de alguma ajuda ou atendimento, o trabalhador poderá fazer o pedido por e-mail. Em Varginha o atendimento é feito e-mail grtbsepem.varginha@mte.gov.br.

Se tudo estiver correto o prazo de 30 dias para receber o benefício começará a contar a partir deste momento.

Seguro-Desemprego pelo app:

  • Faça o download do app “Carteira de Trabalho Digital”, disponível para Android ou IOS;
  • Faça o cadastro no portal gov.br e adquira “login” e senha;
  • Clique em  “Benefícios”, para ser direcionado para ao Seguro-desemprego;
  • Utilize o comando Solicitar na aba do Seguro-desemprego;
  • Digite o número do Requerimento de Seguro-desemprego;
  • Confirme as informações e vá até o final da tela;
  • Na nova tela, serão apresentadas as informações relativas ao contrato de trabalho encerrado, em que constam número do CNPJ, o cargo declarado pelo empregador, a quantidade de meses trabalhados na empresa, as datas de admissão e dispensa e o motivo da dispensa (sem justa causa) e qual a média dos últimos 3 salários recebidos;
  • Leia com atenção as informações antes de clicar em confirmar;
  • Neste ponto irão aparecer as informações sobre o processamento do seu benefício. Caso tenha direito ao seguro, você irá visualizar a quantidade de parcelas, com as respectivas datas de pagamento previstas para saque nos canais de pagamento.

Neste caso também, se houver necessidade de alguma ajuda ou atendimento, o trabalhador poderá fazer o pedido por e-mail. Em Varginha o atendimento é feito e-mail grtbsepem.varginha@mte.gov.br.

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