Volta as Aulas: Veja dicas de como economizar nos Materiais Escolares em 2024

Publicidade

Volta as Aulas 2024 Como economizar nos Materiais Escolares
Dicas para economizar nos materiais escolares na volta as Aulas 2024.

Como economizar nos Materiais Escolares? Todo início de ano é sempre a mesma preocupação. Afinal, quando falamos sobre Volta às Aulas 2024, segundo a FECAP, os materiais escolares tiveram um aumento em média de 8.5%.

Nesta comparação, o aumento pode parecer insignificante, todavia, o valor é acumulativo em todos os materiais, da simples borracha, até as mochilas escolares.

Publicidade

Mas afinal, como economizar nos Materiais Escolares na Volta às Aulas 2024? Vamos lá!

Como economizar nos Materiais Escolares?

Antes de mais nada, é importante que os pais entendam o motivo da alta exponencial nos valores dos materiais.

Segundo a ABFIAE, grande parte da alta está associada diretamente à alta do dólar e principalmente à valorização de matérias-primas indispensáveis na produção dos materiais.

Neste caso, de acordo com o levantamento, as matérias-primas que mais encareceram foram o papel e a tinta.

Publicidade

Sendo assim, na hora de comprar os materiais escolares das crianças, se preparam, pois, cadernos e lápis de cor, por exemplo, foram os mais afetados, com acréscimo de 10 a 15% no valor final.

5 Dicas para economizar nos Materiais Escolares

Com a correria do dia a dia, é comum que os papais e mamães deixem para a última hora para efetuar a compra dos materiais. O que pode ser um grande erro. Veja as dicas a seguir:

1.    Aproveite as Promoções

Embora não seja uma prática muito utilizada, muitos papais e mamães acabam deixando para comprar os materiais escolares alguns dias após o início das aulas.

Dessa forma, é possível aproveitar as promoções relâmpagos das lojas, tanto físicas, como virtuais.

Publicidade

2.    Pesquisar Preços

Em segundo lugar, mesmo no pico do mercado, muitas lojas acabam fazendo grandes promoções para se diferenciar de outras lojas.

Neste caso, é importante pesquisar os preços de uma loja para outra. Claro, em lojas físicas isso pode ser um pouco difícil. Todavia, essa dica é muito válida para lojas online.

3.    Reutilização

Em terceiro lugar, o termo reciclagem está cada vez mais difundido na sociedade. Porém, além da reciclagem, a reutilização também é muito importante para o meio ambiente.

Sim! Toda criança adora ter seu material escolar novinho, para eles é quase uma questão de status na escola. Entretanto, alguns materiais podem, sim, ser reutilizados.

4.    Compre com antecedência

Enfim, por conta do livre mercado, os valores variam de acordo com a oferta e a demanda. Sendo assim, quando a demanda é muito grande, consequentemente os valores sobem.

Publicidade

Em alguns casos, é notório o aumento de 10, 20 ou mesmo 30% nos materiais escolares. Desse modo, uma forma de economizar na volta às aulas 2024 é comprando os materiais escolares um pouquinho antes.

5.    Materiais Usados

Para finalizar, calma! Materiais usados não necessariamente são matérias desgastadas.

Em sites de troca ou venda de usados, é possível encontrar matérias de qualidade, por um ótimo custo benefício.

Ficou alguma dúvida sobre como economizar nos materiais escolares na Volta às Aulas 2024?

Publicidade

Publicidade