Publicidade

No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor! Veja como surgiu a data.

No dia 15 de outubro, é comemorado o Dia do Professor, data em que se homenageiam os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país.

Trata-se de uma das profissões mais importantes praticadas no mundo, afinal, sem ela, a transmissão de conhecimentos e a correta apreensão destes pelas pessoas seriam praticamente impossíveis.

Publicidade

Curiosidade
No dia 5 de outubro é comemorado o Dia Internacional do Professor, proclamado pela UNESCO em 1994. Em alguns países há um dia especial para os professores, sendo inclusive feriado, enquanto em outros são realizadas comemorações em dias úteis.

Como surgiu o Dia do Professor?

A origem do Dia do Professor se deve ao fato de, na data de 15 de outubro de 1827, o imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, com a instituição das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.

Tempos depois, mais precisamente no ano de 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área, teve a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores e também em razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então muito sobrecarregado de aulas.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse, no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça – inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de ratificar a ideia de se manter um encontro anual na data, ficou famoso pelas frases “Professor é profissão. Educador é missão” e “Em Educação, não avançar já é retroceder“.

Publicidade

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias“.

Sempre na luta

Uma observação é que muitos professores, principalmente da rede estadual de ensino no Brasil, estão longe de serem bem remunerados e todos os anos são necessárias greves e paralisações da classe, buscando por salário mais digno e infelizmente o movimento quase sempre acaba em pizza, mas a luta continua!

Por isso, cada vez mais devemos valorizar esses profissionais, os educadores das próximas gerações. Feliz dia do Professor!

Publicidade

O saudoso Professor Raimundo (Chico Anysio) que terminava sempre a aula com o seu famoso bordão.

Com informações do site Brasil Escola e Wikipédia

Publicidade