Corpus Christi: Entenda seu significado

Publicidade

Corpus Christi é uma expressão latina que significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica cujo objetivo é celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

A celebração de Corpus Christi acontece 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

No Brasil é um feriado facultativo comemorado pela religião Católica, mesmo sendo um país laico.

Origem do Corpus Christi

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino. Eles buscavam a Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Publicidade

Tapetes

Os tapetes de rua são uma tradição e manifestação artística popular. São criados por fiéis da Igreja Católica, confeccionados para a passagem da procissão.

A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal. Veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas principalmente o tema Eucaristia.

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais.

Para confeccionar os tapetes são utilizados diversos tipos de materiais,  como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios.

Fontes: Wikipédia, Site Significados

Veja mais notícias no Varginha Digital

Receba as notícias no seu e-mail

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui