Dia das Mães: data é comemorada desde 1914

Publicidade

O Dia das Mães é comemorado sempre no segundo domingo de maio.

O Dia das Mães já se tornou sinônimo de afeto, carinho, consideração pelas genitoras e também símbolo de consumismo. A data é considerada o segundo Natal pelo comércio, pois a tradição de presentear a mamãe é bem forte. Em 2022 a data será comemorada no dia 8 de maio.

Mas como o segundo domingo de maio passou a ser considerado, mundialmente, como o Dia das Mães? A data tem a ver a com história da americana Anna Jarvis, que hoje é considerada a patrona da comemoração.

Anna Jarvis perdeu sua mãe, Ann Marie Reeves Jarvis, em maio de 1905, na cidade de Grafton, no estado da Virgínia Ocidental, EUA. Inconsolada com a perda decidiu organizar, com a ajuda de outras moças, um dia especial para homenagear todas as mães e para ensinar as crianças a importância da figura materna.

Em 10 de maio de 1908 o grupo de Anna conseguiu celebrar um culto em homenagem às mães na Igreja Metodista Andrews, em Grafton.

Publicidade

A repercussão do tema do culto logo chamou atenção de líderes locais e do então governador do estado de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, que definiu a data de 26 de abril de 1910 como o dia oficial de comemoração em homenagem às mães.

Logo a repercussão da celebração oficial em âmbito estadual alastrou-se para outras regiões dos Estados Unidos e foi adotada também por outros governadores.

Por fim, no ano de 1914, o então presidente dos EUA, Woodrow Wilson, propôs que o dia nacional das mães fosse comemorado em todo segundo domingo de maio. A decisão de Wilson foi tomada a partir de sugestão da própria Anna Jarvis.

Dia das Mães no Brasil

No caso do Brasil, o Dia das Mães foi comemorado pela primeira vez em 12 de maio de 1918, na Associação Cristã de Moços de Porto Alegre.

Em outros lugares também aconteceram comemorações do Dia das Mães, geralmente associados a instituições religiosas.

Mas foi somente em 1932, durante o governo provisório de Getúlio Vargas, que o Dia das Mães passou a ser celebrado, por um decreto, em todo segundo domingo do mês de maio.

Fonte: Brasil Escola

O Varginha Digital deseja um lindo Dia das Mães para todas as mamães! 


Veja mais notícias no Varginha Digital

Siga-nos no Google News

Participe dos Grupos do WhatsApp e receba as novidades!

Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Siga o Varginha Digital no

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui