Publicidade

No dia 6 de janeiro comemora-se o Dia de Reis.

Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de “alguns magos do oriente” (Mateus 2:1). O dia 6 de janeiro, foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como “Noite de Reis“.

A data marca para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos: Melchior, Gaspar e Baltazar.

Nesta data também encerram-se os festejos natalícios, sendo o dia em que são desarmados os presépios e são retirados todos os enfeites de Natal.

Tradições

No Brasil, a festa é comemorada com doces e comidas típicas das regiões e até o ano de 1967, era um feriado nacional por ser considerado dia santo. Sob uma nova legislação sobre o tema, o Dia de Reis e outras comemorações católicas deixaram de existir no calendário de feriados oficiais. Há ainda festivais com as Companhias de Reis (grupo de músicos e dançarinos) que cantam músicas referentes ao evento, as conhecidas festas da Folia de Reis.

Publicidade

As folias, que geralmente acontecem nas ruas, trazem muita música folclórica e fazem parte da cultura regional em várias regiões do Brasil, sempre levando muita alegria, com a dança dos Marungos e suas máscaras coloridas, trazem sempre a lembrança de tempos antigos e também o medo em muitas crianças.

Os foliões passam de casa em casa em coro e são recebidos em cada uma delas com comes e bebes típicos e outras oferendas.

O Conselho Estadual de Patrimônio de Minas Gerais aprovou no dia 6 de janeiro de 2017, o reconhecimento da Folia de Reis como patrimônio cultural imaterial do estado.

# Com informações de Wikipédia e Agência Brasil


Veja mais notícias no Varginha Digital

Siga-nos no Google News

Participe dos Grupos do WhatsApp e receba as novidades!

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui