O Dia Internacional da Mulher foi oficializado em 1975, quando a ONU começou a comemorar a data.
Em 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a data é comemorada em diversos países e foi oficializada em 1975 pela ONU.
A comemoração começou a ganhar forma muito tempo antes, mais especificamente em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam em Nova York, reivindicando redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto. Um ano depois, o Partido Socialista da América declarou o primeiro Dia Nacional das Mulheres.
A ideia de tornar a data mundial veio em 1910 durante uma Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague. Clara Zetkin, ativista comunista e defensora dos direitos das mulheres, deu a ideia e as 100 mulheres que estavam no local, de 17 países, concordaram com a sugestão dela por unanimidade.
O Dia Mundial das Mulheres foi celebrado pela primeira vez em 1911, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. E seu centenário foi comemorado em 2011 — então, neste ano, estamos tecnicamente comemorando o 111º Dia Internacional das Mulheres.
Mas afinal, por que no dia 8 de março?
Apesar da aprovação e ampla aceitação da proposta de Clara para criar um Dia Internacional das Mulheres, não tinha uma data fixa.
A data só foi formalizada após uma greve em meio à guerra em 1917, quando as mulheres russas exigiram “pão e paz” — e quatro dias após a greve o czar foi forçado a abdicar, e o governo provisório concedeu às mulheres o direito ao voto.
A greve das mulheres começou em 23 de fevereiro, pelo calendário juliano, utilizado na Rússia na época. Este dia corresponde a 8 de março no calendário gregoriano — e é quando é comemorado hoje.
Como o Dia Mundial das Mulheres é comemorado pelo mundo
O Dia Internacional das Mulheres é um feriado nacional em muitos países, incluindo a Rússia. No país, as vendas de flores dobram durante o período.
Na China, muitas mulheres recebem meio dia de folga no 8 de março, conforme recomendado pelo Conselho de Estado. Já na Itália, a La Festa della Donna, é comemorado com a entrega de botões de mimosa. A origem desta tradição não é clara, mas acredita-se que tenha começado em Roma após a Segunda Guerra Mundial.
Nos EUA, março é o Mês da História das Mulheres. Todos os anos, um pronunciamento presidencial homenageia as conquistas das mulheres americanas.