A dieta te estressa? Veja como ficar em paz com a alimentação saudável

Nada de arrancar os cabelos por causa da dieta.

Geralmente no consultório escuto os pacientes falando que a dieta está estressando eles, que se sentem irritados por não poder comer algo que queriam.

Toda resposta NÃO faz com que seu cérebro foque mais no que você não pode comer, ou seja, você acaba pensando “nesse alimento ” mais vezes ao dia, com isso vem a vontade doida de comer.

Consequência: você come e a acaba exagerando, e aí bate o sentimento de culpa, porque o prazer de comer este alimento é momentâneo. Já o sentimento de culpa libera hormônios como o cortisol (hormônio do estresse).

O certo não é pensar em dieta como restrição alimentar e sim como reedução alimentar. Claro que em casos de obesidade as pessoas devem aprender a controlar mais os pensamentos para não causar muita ansiedade e não ter descontrole alimentar.

O que eu sempre digo para as pessoas que são compulsivas é antes de entrar de cara na dieta para procurar sempre um PSICÓLOGO.

Na dieta, mantenha o foco sempre no que você PODE comer, e não no que NÃO PODE. Seja criativo e pense em inúmeras maneiras de preparo para aquele alimento permitido se tornar atrativo e prazeroso.

É necessário descobrir o prazer em se alimentar. Experimente novos sabores, novos alimentos. Claro, para isso é necessário que você saia da sua zona de conforto. Afinal não é fácil mudar de hábitos.

Mas é possível!!!!!!!!!!!!

Gostou das informações? Então acompanhe a coluna  NutriEDduca, publicada toda quarta-feira no Varginha Digital.

Acompanhe também pelo Facebook e pelo Instagram do Varginha Digital.

Quer receber as notícias do Varginha Digital por Whatsapp? Mande uma mensagem para (35) 9 9130-0597.

dayara reis souza FILEminimizer 450x450 - Anticoncepcional x ganho de massa muscularDayara Reis Souza

Graduada em Nutrição. Especialista em Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação esportiva.

Eleita pelo segundo ano consecutivo nutricionista destaque da cidade de Varginha-MG 2017/2018

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome