Boa Esperança – A praia dos Mineiros

Entre o Lago de Furnas e a Serra da Boa Esperança está a cidade de Boa Esperança, nacionalmente conhecida pelo Festival Nacional da Canção (FENAC) e o Campeonato Brasileiro de Jet Ski, que acontecem todos os anos.

A cidade de Boa Esperança preserva suas tradições culturais e gastronômicas, além dos belos cenários naturais. Cartão-postal da região, o Lago dos Encantos, formado pela Represa de Furnas (a maior extensão de água em Minas Gerais e um dos maiores lagos artificiais do mundo), é frequentado por moradores e visitantes que chegam em busca de passeios de lancha, de caiaque e de jet ski, entre outras atividades náuticas.

O povo de Boa Esperança também pode ser chamado de Dourense, Esperancense e Pantanense, pois a cidade já foi chamada de Doures do Pântano, Doures da Boa Esperança e por fim Boa Esperança.

Boa Esperança fica localizada a 65 quilômetros de Varginha.

Os Eventos mais populares da cidade são: Campeonato Brasileiro de Jet Ski, Festival da Canção (FENAC), Carnaval, Torneio de Motocross Brasileiro do Sul de Minas, Campeonato Sul Mineiro de Parapente e Torneio de Cavalo Manga-larga Marchador.

Praia de Minas

Boa Esperança também está ficando conhecida por ser a Praia de Minas Gerais ou o Mar de Minas. Praia, areia, maresia, onda, Jet ski, tudo isso passou a ser realidade para os mineiros. Estamos falando da Praia do Bicano, que fica localizada no Lago dos Encantos em Boa Esperança.

A prefeitura investiu 12 mil Reais para a revitalização do espaço e a prainha ganhou várias melhorias. Foram despejados 160 m³ de areia. A areia foi escolhida de acordo com sua cor e textura, para contextualizar a um cenário litorâneo.

A prainha tem atraído muitos turistas da região e tem movimentado o comércio da cidade, hotéis, bares e restaurantes. Os moradores da cidade ficaram satisfeitos com o novo cartão de visita da cidade e os turistas também.

Se você está procurando diversão para seu final de semana, nós recomendamos uma visita à Boa Esperança. Na cidade o turista encontra vários serviços de Hotelaria, gastronomia mineira, segurança e atendimento de salva vidas.

Para quem gosta de uma caminhada, a dica é um passeio no entorno do lago. No final do dia, o pôr do sol colore o espelho d’água e garante um espetáculo a mais.

Música

A Serra da Boa Esperança foi imortalizada pela música de La Martine Babo. Em 1937, o compositor criou a música enquanto fazia um piquenique na cidade.

A música se tornou famosa por todo o Brasil e foi ouvida nas vozes de grandes cantores brasileiros, como Gal Costa, Maria Betânia e Caetano Veloso.

A cidade homenageou o compositor criando um monumento em uma de suas praças.

Nelson Freire

Um dos mais ilustres cidadãos de Boa Esperança é o Pianista mundialmente conhecido Nelson Freire. Ganhador de vários prêmios, o pianista começou a tocar com apenas 3 anos de idade e hoje é considerado um dos dez maiores pianistas do mundo.

Festival Nacional da Canção (FENAC)

FENAC

O Festiva Nacional da Cancão (FENAC), é um dos festivais mais visitados em Boa Esperança por ser o grande palco das finais. O festival acontece na praça Padre Julio Maria e em vários pontos da cidade, mas a final acontece no Clube Dourense.

O troféu recebido pelos ganhadores recebe o nome de Troféu La Martine Babo. O festival está em sua quadragésima oitava edição e é um dos festivais mais populares do Brasil. A edição de 2018 já está em andamento. Veja aqui como se inscrever.

Campeonato de jet ski

O campeonato nacional de jet ski acontece anualmente em Boa Esperança, atraindo milhares de pessoas. Este ano, o campeonato de jet ski está em sua vigésima oitava edição e acontecerá nos dias 15 e 16 de Agosto. Veja mais clicando aqui.

Parque Estadual da Serra da Boa Esperança

O parque foi criado no dia 16 de maio 2007, e é protegido pelo instituto nacional das florestas. A unidade de conservação abrange uma área de 5873 hectares e está localizado a 12 quilômetros do centro de Boa Esperança. O ponto mais alto da serra é o Pico do Branquinho, a 1400 metros de altura.

O cenário surpreende com nascentes, cachoeiras e montanhas e é refugio de espécies raras.  Entre algumas espécies raras encontradas na serra estão o Urubu Rei e o Papa Mosca do Campo. O parque ainda conta com inúmeras cachoeiras, sendo a mais famosa a Cachoeira Santa Luzia, que possui 7 quedas. A serra também é um ponto conhecido pelos praticantes de paraglider.

O parque foi tombado pela UNESCO como patrimônio natural da humanidade. Em 2015  um incêndio destruiu mais de 3 mil hectares. Felizmente, o reflorestamento continua a fazer com que a serra volte ao normal.

“Serra da Boa Esperança, esperança que encerra
 No coração do Brasil um punhado de terra
 No coração de quem vai, no coração de quem vem
 Serra da Boa Esperança meu último bem
 Parto levando saudades, saudades deixando” 

La Martine Babo

Esta matéria foi feita com a colaboração de Lara Menale. A Lara é uma menina de 11 anos, que mora em Boa Esperança e é muito conhecida em sua cidade por realizar campanhas solidárias de natal anualmente. Quer colaborar na Campanha de Natal da Lara? Saiba mais na página oficial no Facebook.

Visitem Boa Esperança!

Veja mais em Turismo

Deixe seu Comentário e Compartilhe!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome