Tiradentes – Um dos melhores destinos turísticos do Brasil

Eleita como um dos melhores destinos turísticos do Brasil pelo Ministério do Turismo, Tiradentes comemora 300 anos de história.

No dia 08/02 o site do Minisitério do Turismo apontou Tiradentes e Camanducaia (onde fica a bela e romântica Monte Verde) como categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro.

Considerada a cidade histórica mais charmosa do Brasil, Tiradentes fica localizada a cerca de 200 km de Belo Horizonte e também a pouco menos de 200 km de Varginha.

Estrada Real

Tiradentes é um dos pontos principais do Circuito Estrada Real. O Marco Zero da Estrada Real fica entre Tiradentes e São João Del Rei no município de Santa Cruz de Minas. É uma parada obrigatória para quem chega em Tiradentes pela Estrada Real. O Marco Zero além de ser lindo é cercado por cachoeiras para os visitantes se refrescarem.

Considerado um dos principais pontos da Estrada Real, Tiradentes é um dos pontos de retirada do Passaporte Estrada Real, com o passaporte em mãos, o turista obtém carimbos de diversas cidades para preencher seu passaporte e, ao fim da jornada, conseguir um certificado para cada um dos quatro Caminhos.

O Passaporte pode ser retirado gratuitamente, é necessário levar apenas 1 quilo de alimento.

Veja as instruções no site oficial http://institutoestradareal.com.br/passaporte


Eventos em Tiradentes

Mostra de Cinema

Mostra de Cinema de Tiradentes é um festival cinematográfico que acontece anualmente na cidade histórica de Tiradentes, MG. A Mostra acontece sempre em Janeiro.

Carnaval

O Carnaval de Tiradentes é um dos mais tradicionais do Brasil. Considerado o Carnaval mais seguro da região, com ambiente super alegre e familiar, o carnaval de Tiradentes se destaca pelos tradicionais blocos de rua. São 16 blocos de rua, entre eles os blocos: “Domésticas”, “Palhaçada”, “Ver te Cana”, “Secos e Molhados”, “Amor e Cana” e “Roma foi Pouco”.

Bikefest Tiradentes

Em junho Tiradentes recebe milhares de motociclistas durante o tradicional evento, o Bikefest Tiradentes. Motociclistas de todas as partes do Brasil seguem com destino a Tiradentes MG, seguidos dos roncos dos motores de suas motos e da vontade de sentir a sensação de liberdade que os espera.

Festival Cultura e Gastronomia

O Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes completou 20 anos em 2017. Desde sua criação, o festival já recebeu mais de três mil profissionais da gastronomia e meio milhão de pessoas foram degustar as delícias do cardápio. O evento conta com shows, cozinha ao vivo, estandes com representantes dos mais importantes restaurantes de Minas, além de vários pratos feitos especialmente para a ocasião. Além disso, por toda a cidade são  realizados eventos especiais, como restaurantes locais oferecendo pratos exclusivos para o festival, turismo gastronômico pelas ruas de Tiradentes e atividades culturais. O Festival acontece em Agosto.

Confira a lista oficial de eventos da cidade neste link.


Pontos Turísticos

Igreja Matriz de Santo Antônio

Igreja Matriz de Santo Antônio é o mais antigo e principal templo católico de Tiradentes e um grande exemplo de arquitetura e arte barroca e rococó.

Em Tiradentes basta olhar para alto que será possível avistá-la, construída em um dos pontos mais altos da cidade e destaque na paisagem a Matriz de Santo Antônio é um dos principais atrativos do estado, uma união de fé, surpresa e encanto. E também não é para menos, a igreja é uma construção magnífica com fachada desenhada por Aleijadinho, cheio de obras de arte com cerca de 480 kg de ouro.

Chafariz de São José

Construído em 1749 pela Câmara da Vila de São José Del Rei, é considerado o mais belo chafariz do Brasil. Foi construído com três funções: Na parte da frente, abastecer com água potável a população, à direita servir como suporte para as lavadeiras locais e à esquerda servir de bebedouro aos animais.

Sua fachada barroca guarda uma rara imagem de São José de Botas e um Brasão de armas do Reino de Portugal. A fachada é muito bem trabalhada com motivos decorativos em pedra, além do brasão da Coroa Portuguesa e de um nicho com uma imagem de São José de Botas três carrancas decoram as bicas.

Museu da Liturgia

O acervo é composto por mais de 420 peças dos séculos XVIII a XX, completamente restauradas, o acervo apresenta pinturas, ex-votos, esculturas e imagens, objetos em metal e madeira, paramentos, missais e outros objetos religiosos confeccionados com uma ampla diversidade de técnicas e materiais. Guardadas em sacristias durante longo período, algumas estavam em estado avançado de deterioração, especialmente a prataria e as peças em estanho. O Museu conta também com instalações audiovisuais, terminais multimídia e um amplo programa educativo. O único dedicado ao tema na América Latina e espaço privilegiado para a celebração da intensa devoção religiosa da cidade e de sua região


Historia

Em 2018 a cidade de Tiradentes comemora 300 anos.

Tiradentes é considerada a cidade Berço da Liberdade do Brasil devido às primeiras reuniões da Inconfidência Mineira que aconteceram em sua região.

A cidade, antes chamada de “Arraial Velho de Santo Antônio” e “Vila de São José do Rio das Mortes”, é repleta de fatos interessantes que permeiam a sua história.

Tiradentes e Joaquim José da Silva Xavier

Muitas pessoas ainda acreditam que a cidade recebeu o nome, pois o inconfidente mineiro Joaquim José da Silva Xavier, apelidado de Tiradentes, nasceu nela. Na verdade, ele nasceu entre as cidades de São João Del Rei e Tiradentes, mais especificamente na Fazenda do Pombal.

Em Tiradentes podemos visitar sua estátua, com uma aparência bem diferente daquela que vemos nos livros de história. A estátua retrata a figura de Tiradentes mais jovem e sem barba.

Maria Fumaça

Em 1881 foi inaugurado o trecho ferroviário que ligava as cidades de São João del-Rei e Tiradentes. Desde então, a locomotiva que percorre os 12 km entre as cidades históricas faz com que os passageiros viajem no tempo e ainda tenham a visão das belezas naturais que liga os municípios. Sendo ela, a mais antiga locomotiva ainda em funcionamento no mundo.

Patrimônio Histórico

As belezas históricas de Tiradentes foram tombadas como patrimônio pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 1938. Quando um lugar é tombado por um órgão desse tipo, ele não pode sofrer modificações que levem a demolições ou mesmo reformas.

Ou seja, ele só pode passar por restaurações que conservem as suas características originais e respeitem as normas do IPHAN. Isso é uma maneira de preservar a história e manter viva as memórias de um lugar.

Isso tem uma representatividade muito grande para Tiradentes, visto que a cidade foi uma das mais importantes na época da descoberta do ouro e faz parte de um importante capítulo da história do Brasil.

São 300 anos de história que merecem ser guardadas na memória de todas as pessoas que passam pelas ruas desta bela cidade.

Essa matéria mostra apenas uma pequena parte de Tiradentes, a cidade possui muito mais, cachoeiras, grutas, passeios turísticos e um povo super hospitaleiro.

Fica a dica do site Varginha Digital, visitem Tiradentes.

Veja mais na coluna Turismo 

 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome