Devotos participam do 11º Encontro Anual de Folia de Reis na Igreja Matriz e no centro de Varginha no último domingo (12).
O 11º Encontro Anual de Folia de Reis de Varginha reuniu milhares de pessoas no último domingo (12/01). O evento iniciou às 10h com uma missa celebrada pelo Pe. José Luiz Gouvêa na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo. A celebração especial marcou a Festa do Batismo do Senhor, encerrando o período natalino. Durante a homilia, o pároco destacou a importância do compromisso batismal e do chamado à conversão.
Após a missa, as companhias seguiram em cortejo até a Concha Acústica Mariângela Calil, onde começaram as apresentações. Um grande público lotou a Praça do ET e a Praça José Justiniano dos Reis, entoando cânticos em devoção ao Menino Jesus e aos Santos Reis.
Participaram do 11º Encontro as seguintes Companhias de Reis:
- Santo Expedito
- Santa Cruz
- Poeirinha & Amigos
- São Lázaro
- Cardoso & Amigos
- Lenço Preto
- Estrela Brilhante
- São José
- Nossa Senhora da Guia
- São Benedito
- Rei dos Reis
- Irmãos da Fé
- Nossa Senhora do Rosário
- Embaixada Santa
- Imaculada Mãe dos Anjos
- São João Batista
- São Jorge
A Folia de Reis é reconhecida como patrimônio cultural imaterial de Varginha desde 2015. As companhias cadastradas recebem um auxílio financeiro da Prefeitura de Varginha por meio da Fundação Cultural.
A cerimônia contou com a presença do prefeito de Varginha, Leonardo Vinhas Ciacci, acompanhado da esposa Daniela Ciacci; do diretor-superintendente da Fundação Cultural, Marquinho Benfica, acompanhado da esposa Luciane Benfica; do vereador Joãozinho Enfermeiro; da gerente de Comunicação da Prefeitura de Varginha, Carla Beraldo; do diretor do Theatro Capitólio, Lindon Lopes; e do diretor da TV Princesa, Nyei Nadeia.
O prefeito Leonardo Ciacci destacou a honra de participar novamente desse encontro. “Quero agradecer a cada integrante das companhias que mantém viva essa tradição em nossa cidade. Não faltará por parte do poder público o apoio necessário para que possamos manter cada vez mais atuantes as nossas tradições culturais”, afirmou.
Para o superintendente da Fundação Cultural, Marquinho Benfica, o evento reforça a força dessa tradição na cidade. “Os integrantes levaram fé e devoção aos lares varginhenses no final de 2024 e início de 2025. Além disso, centenas de pessoas fizeram questão de prestigiar as apresentações neste domingo, mesmo com o calor e a chuva”, disse.
Veja as imagens abaixo e aproveite para seguir o Varginha Digital no Instagram!
As fotos e vídeos estão disponíveis no facebook.com/varginhacultural e também em instagram.com/varginhacultural.