Biblioteca Pública celebra 300 anos de Minas com palestra sobre heroína da Inconfidência

Publicidade

A Biblioteca Pública de Varginha promove na próxima segunda-feira (19/04), às 15h, a palestra “Bárbara Heliodora, a Heroína de Minas Gerais” com transmissão online pelo Facebook e YouTube Varginha Cultural.

A palestra será proferida pelo cineasta e historiador Marcelo Nascimento e contará com a mediação da bibliotecária Eliana Costa. O historiador é o autor do livro “Bárbara Heliodora, um exemplo de mulher”, lançado em 1994, que descreve a vida, a trajetória e a importância dela no movimento dos Inconfidentes Mineiros. E produtor e diretor do documentário Memorial à Bárbara Heliodora.

De acordo com o diretor do Museu Municipal, Lindon Lopes, “essa palestra vai retratar e enaltecer uns dos principais momentos da história de Minas Gerais, que foi a Inconfidência Mineira, que teve como protagonista uma grande mulher: Bárbara Heliodora”.

A atividade compõe a I Semana Estadual de Incentivo à Literatura – Minas 300 Anos, iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais. O evento gratuito aborda a efeméride de 300 anos de Minas Gerais e conta com a participação de mais de 30 bibliotecas públicas e comunitárias de todo o estado. A programação completa pode ser acessada em http://www.bibliotecapublica.mg.gov.br/.

Publicidade

Parabenizo o Sistema Estadual de Bibliotecas pela iniciativa de envolver dezenas de bibliotecas de nosso estado para comemorar os 300 anos de Minas Gerais. Como boa parte da programação será online, o público de Varginha poderá assistir a diversas atividades que valorizam a leitura e evidenciam a importância das bibliotecas como fomentadoras da arte e da cultura, principalmente da literatura”, destaca Marquinho Benfica, diretor-superintendente da Fundação Cultural de Varginha.

A palestra é uma realização Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural e Biblioteca Pública, com parceria do Instituto Luso-Ítalo-Brasileiro de História, Ecologia e Cultura.

O cineasta e historiador Marcelo Nascimento vai proferir a palestra “Bárbara Heliodora, a Heroína de Minas Gerais”.

Quem foi Bárbara Heliodora?

Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira nasceu em São João del-Rei em 1759. Foi uma poetisa, mineradora e ativista política brasileira. Era casada com o inconfidente Alvarenga Peixoto.

Para o escritor Aureliano Leite na obra “A Vida Heroica de Barbara Heliodora”, “ela foi a estrela do norte que soube guiar a vida do marido, foi ela que lhe acalentou o seu sonho da inconfidência do Brasil; …quando ele, em certo instante, quis fraquejar, foi Bárbara que o fez reaprumar-se na aventura patriótica. Disso e do mais que ela sofreu com alta dignidade, fez com que a posteridade lhe desse o tratamento de Heroína da Inconfidência”.

Por ser esposa de um dos principais mentores do levante, presume-se que Bárbara também atuara na conjuração. Acredita-se que algumas reuniões tenham se dado na casa de Alvarenga, tão logo se imagina a participação da poetisa. Nos interrogatórios dos Autos da Devassa da Inconfidência Mineira se nota que os réus, em seus depoimentos, visavam resguardar suas esposas ou companheiras nas delações. Por isso, não há prova histórica de sua participação no movimento. No entanto, se houve de fato participação de Bárbara no episódio da Inconfidência, torna-se Heliodora a primeira mulher no Brasil a participar de um movimento político.

Ela faleceu em 24 de maio de 1819 na cidade de São Gonçalo do Sapucaí.

Bárbara Heliodora – Heroína Mineira

Veja também

Siga-nos no Google News

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.
Varginha em um clique!

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui