Braia: Banda varginhense lança vídeo de música composta sobre personagem de Guimarães Rosa

Publicidade

Braia lança vídeo da música Diadorina, composta em homenagem à personagem do livro “Grandes Sertões Veredas” de Guimarães Rosa.

A música “Diadorina” do novo álbum do Braia, banda liderada pelo compositor e multi-instrumentista mineiro Bruno Maia do Tuatha de Danann, ganha vídeo oficial. A faixa é uma singela homenagem a Diadorim, personagem do livro Grandes Sertões Veredas de Guimarães Rosa, e mescla animação e imagens dos músicos em ação.

Assista ao vídeo abaixo:

Diadorina, assim como outras faixas do álbum Braia…e o mundo de cá, aprofunda a relação do compositor mineiro, conhecido mundialmente por seu trabalho na banda de celtic metal Tuatha de Danann, com a música regional brasileira. “Diadorina tem o ritmo dançante do baião e o duelo entre a brasileira viola caipira e a irlandesa uilleann pipe”, destacou Bruno Maia.

Sobre a escolha da música para o vídeo, o compositor ressalta a sintonia da composição, que possui delicadeza e um clima beligerante e poderoso, com o personagem imortal de Guimarães Rosa. “Para mim, Rosa é um dos maiores autores de todo o mundo e de todas as épocas. O fato dele ser mineiro e este disco ser quase que um tributo a Minas Gerais, tornou quase impossível eu não aludir a algo do sertão mítico que ele criou e, de alguma forma, homenageá-lo neste álbum”, explicou.

Publicidade
Bruno Maia
Além do Braia, Bruno Maia é vocalista da banda Tuatha de Danann. O artista, assim como muitos em nosso Brasil, produz uma música de extrema qualidade no cenário alternativo nacional.

Em Diadorina, além da composição, Bruno Maia foi encarregado da gravação da viola caipira e das flautas. A gaita de fole irlandesa (uilliann pipe) foi gravada por Alex Navar, a bateria por Fabrício Altino, o contrabaixo por Anderson Silvério, e os teclados por Rafael Castro (ex-integrante do Tuatha de Danann). A música também traz a participação da violinista Daiana Mazza.

A arte do vídeo, editado por Raoni Joseph, foi criada pelo artista equatoriano Carlos Arias, que também ilustrou a capa do disco Braia…e o mundo de cá. Em breve, o Braia vai lançar outros vídeos de músicas no novo álbum.

Sobre o CD Braia…e o mundo de cá

Braia…e o mundo de cá é o segundo álbum do Braia e foi lançado no mês de maio de 2021. O disco apresenta 10 faixas e duas músicas de bônus: Tumbero e Tempos Idos, do primeiro disco, em versão instrumental. A sonoridade é caracterizada por um diálogo instrumental entre a música brasileira, a cultura popular, a tradição irlandesa e o rock progressivo.

Os temas do álbum referenciam aspectos e fatos da memória e história brasileira, principalmente do imaginário cultural mineiro, como a Guerra dos Emboabas, a corrida do ouro, entre outros. A música se aprofunda em ritmos e expressões como samba, ijexá, baião, música mineira, moda de viola, sem deixar a irlandesidade de lado, pela presença de gaitas de fole, rabecas irlandesas e fraseados típicos das tradicionais jigs e reels.

Braia…e o mundo de cá foi produzido por Bruno Maia por meio de financiamento coletivo e da Lei Aldir Blanc – Minas Gerais. Todas as músicas foram disponibilizadas para audição gratuita no site oficial da banda, em: https://www.braia.net.br/release/e-o-mundo-de-ca/.

Na página, o ouvinte pode acessar os comentários do próprio compositor sobre cada faixa. A obra tem participação especial do contrabaixista Felipe Andreoli (Angra), da violinista Daiana Mazza e do tecladista Edgard Brito (Tuatha de Danann).

A versão física do disco foi lançada em formato digipack e acompanhada de encarte cuidadoso, elaborado pelo designer Rodrigo Barbieri, que oferece a experiência do ouvir a música com imaginação de cinema, explorando ainda mais a riqueza dos ritmos brasileiros.

Os álbuns do Braia podem ser adquiridos em loja virtual disponível no site: https://www.braia.net.br/


Veja também

Siga-nos no Google News

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.
Varginha em um clique!

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui