Dia da Consciência Negra será comemorado com várias atrações neste domingo

Domingo, a partir das 19h, na Praça Getúlio Vargas, em Varginha, acontecerão várias apresentações para comemorar o Dia da Consciência Negra.

No próximo domingo, dia 20 de novembro, várias atrações vão marcar o Dia da Consciência Negra, na Praça Getúlio Vargas. A iniciativa será realizada pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), com apoio da Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural.

Publicidade

A partir das 19h, acontecerão apresentações do Grupo Samba da Hora, Nova Visão Capoeira, Maculelê, Casa São Francisco de Assis, colimada Kitembo Zé Pilintra (cover) sambista Marcinho, Penteados Afro e Grupo Quintal da Jurema.

De acordo com a presente do Compir, Adriana Martins, as atividades são voltadas para a conscientização da população contra o racismo. “O combate à discriminação deve ocupar todos os ambientes da sociedade para que identifiquemos o racismo estrutural que todos nós temos que banir”, destaca Adriana Martins.

Além das atividades na Praça Getúlio Vargas, a TV Princesa exibirá de 16 a 18 de novembro, durante o Jornal Cidade, matérias que promoveram a arte e cultura afro-brasileira. Na Rádio Melodia FM, haverá uma entrevista com os integrantes do Compir na sexta-feira, dia 18/11. No domingo (20/11), a rádio trará uma programação voltada para canções de compositores pretos ou de músicas que tragam a conscientização contra o racismo.

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra integra desde 2011 o calendário oficial brasileiro e foi a data em que morreu o líder negro Zumbi dos Palmares.

Dia da Consciência Negra Varginha 2022
Imagem de divulgação