Dia do Folclore é comemorado com exposição em Varginha

A exposição “O Imaginário do Cordel” é
realizada pela a Biblioteca Pública e pelo
Museu Municipal de Varginha.

No dia 22 de agosto é comemorado o Dia do Folclore. A data especial será celebrada com a exposição “O Imaginário do Cordel”. A mostra acontece de (21/08) até sexta-feira (24/08).

Realizada pela Biblioteca Pública e o pelo Museu Municipal de Varginha, a exposição contará com dezenas de obras da Literatura de Cordel. A curadoria é da professora de Artes, Eliana Coimbra.

Além da mostra, acontecerão na quarta-feira (22/08), duas apresentações voltadas para alunos de escolas públicas. Elas serão executadas por professores do Conservatório de Música de Varginha, uma às 8h30 e a outra às 13h30.

O nome “Cordel” foi dado por causa da forma que os livros (ou folhetos) eram comercializados antigamente – pendurados em cordas ou barbantes. É uma linguagem literária caracterizada por narrar uma história em forma de poesia e de rimas. O Cordel tornou-se uma vertente popular muito forte no nordeste do Brasil, onde as histórias e lendas do sertão foram imortalizadas, junto com os costumes e a cultura da região.

A exposição marca também as celebrações pelos 100 anos de falecimento do poeta Leandro Gomes de Barros, considerado um dos patronos da literatura de cordel, tendo escrito, aproximadamente, 240 obras. O Cordel está em processo de registro como Patrimônio Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A Biblioteca Pública está instalada no mesmo prédio onde funciona o Museu Municipal, na Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro (logo abaixo da Igreja Matriz).

Veja mais em Agenda Cultural.

Acompanhe as notícias também pelo Facebook e Instagram do Varginha Digital.

Gostaria de receber as notícias do Varginha Digital no seu Whatsapp?

Envie uma mensagem para (35) 9 9130-0597 ou clique neste link.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome