Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado com missa em Varginha

Missa do Dia de Finados
Veja o cronograma das missas do Dia de Finados. Foto: Varginha Digital

Dia Nacional da Consciência Negra também terá apresentações artísticas.

Hoje,  20 de novembro, é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem ao dia de morte de Zumbi dos Palmares. A data lembra a figura histórica como símbolo de resistência.

E para comemora a data, o Conselho Municipal da Igualdade Racial – COMPIR, organizou a celebração da Missa dos Quilombos. O momento acontece hoje, 20 de novembro,  às 19hs na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo. Os Padres João Luiz Uzan Malmalchic e Heitor Aparecido Rafael farão a celebração.

“A missa é memorial da paixão, morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. O ritual da celebração da Missa dos Quilombos incorpora o ritmo, a cultura e outras expressões dos Afrodescendentes do Brasil. É importante ressaltar a liberdade que se dava nos quilombos em um período de servidão.”

Arte e Cultura

Também para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra o COMPIR apresenta o II Arte e Cultura Negra na Praça.

Serão atrações artísticas e culturais, com apresentação especial do grupo “Tombaluke Misturando Sons”.

O evento será no dia 25 de novembro, às 14hs, na esquina da Rua Eufêmia Foresti com a Braz Regina (conhecido como bambu) no bairro Nova Varginha.

Acontecerá ainda o concurso da Garota Axé do meu Bairro. A premiação será um curso de computação oferecido por RD Informática.

As inscrições deverão ser realizadas através do número (35) 9 9888-4850 , com Evandro, para a população do bairro Santa Terezinha. Para as interessadas do bairro Nova Varginha as inscrições são pelo telefone (35) 9 8884-4750, com Vander.


 

Curta o Varginha Digital no Facebook e acompanhe as notícias também pelo Instagram. Voltar para a Página Inicial

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome