Documentário “Cultura na Roça – Costumes e fazeres!” será lançado dia 4 de março na Rede Minas

Publicidade

O lançamento do documentário “Cultura na Roça – Costumes e fazeres!” acontece no dia 4 de março no programa “faixa de cinema”, da TV Rede Minas, às 23h.

A tradição da cultura rural e a entrada das tecnologias através da sucessão familiar são temas de um documentário “Cultura na Roça – Costumes e fazeres!“, realizado com o apoio do Governo de Minas Gerais, por meio da LEIC – Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

O documentário traz relatos de histórias de famílias que vivem da produção rural e que nos últimos anos tem contado com a entrada de novas gerações no campo.

O lançamento será no próximo dia 4 de março, às 23h, no programa “faixa de cinema”, da TV Rede Minas. O espaço do programa se dedica a filmes, documentários, curtas e animações. Conteúdos plurais, para um público ilimitado, em sua maioria inéditos na TV aberta.

A produção do documentário ficou por conta da Fabs Communication e pela Plata Digital, produtora de Varginha especializada em vídeos voltados para o agronegócio. O trabalho de pesquisa e identificação das famílias foi realizado em parceria com lideranças comunitárias, cooperativas e secretarias municipais de cultura do Sul de Minas, com a realização da lei de incentivo à cultura do governo de Minas. Dessa forma, o documentário “Cultura na Roça, costumes e fazeres” retratou histórias de oito famílias em que a tradição foi impactada pela sucessão familiar no campo. As gravações aconteceram em Carmo de Minas, Três Corações, Varginha e Três Pontas.

Publicidade
documentário cultura na roça costumes e fazeres
Imagem / divulgação: Documentário Cultura na Roça: Costume e Fazeres

Nas últimas gravações podemos vivenciar, através dos relatos, como essa sucessão familiar tem sido algo crescente no campo. A tradição rural permanece, mas a nova geração veio para agregar com novas ideias que acompanham a inserção da tecnologia. Para o produtor Ezildo Reghin, é possível trabalhar no campo com mais tranquilidade. “Hoje o caminho é tecnologia. Braçal nós não trabalhamos mais com nada. A partir do momento que a máquina despeja o café dentro de uma carreta você não põe a mão mais no café até ele ir para cooperativa. A gente fez tudo dessa forma pra me polpar um pouco e eles também não ter que sofrer com dificuldade com o café”, reflete.

Além disso, retratamos o sentimento dos filhos que seguem com o legado deixado pelos pais. Após ouvir detalhes da história o Reghin, com a voz embargada, um dos filhos ressalta: “a gente até emociona, porque o que ele contou aqui eu não tinha visto na história dele. É difícil! Aceitamos tudo nos conformes que ele passou, eu acho que estamos satisfeitos”, ressalta.

Apesar dos filhos saírem em buscas de grandes objetivos, não é fácil soltar um legado construído com através da história dos pais. “O mais importante é você trabalhar e saber que vai ter alguém pra dar continuidade futuramente no que vai ser construído. Eu acho que é uma forma de te incentivar a tá ali no dia a dia, se esforçar ali, fazer mais um pouquinho. Pra mim, então, a sucessão familiar é fundamental para o desenvolvimento do negócio”, concluiu Reghin.

homem peneirando documentário cultura na roça costumes

Para o roteirista do documentário, Guilherme Garcia, um dos objetivos do “Cultura na Roça” é tornar o vídeo um instrumento de reflexão para todos. “Queremos trazer a cultura da roça, uma das forças motrizes da economia nacional, para mais perto da sociedade urbana. E um dos nossos objetivos foi fortalecer permanência das famílias no campo e a manutenção de sua cultura, fortalecer a cultura do campo que é passada de geração em geração, retratando os costumes e fazeres da roça, mostrar canções regionais, o patrimônio material e imaterial e tornar o vídeo documentário um instrumento de reflexão para todos”, finaliza.

O lançamento do documentário ocorrerá no dia 4 de março no programa “faixa de cinema”, da TV Rede Minas, às 23h. O conteúdo será disponibilizado gratuitamente em multiplataformas: Facebook, Instagram e YouTube, podendo ser exibido em sua íntegra, ou fragmentado, com a possibilidade de intervalos em caso de exibição na televisão.

Casal na plantação documentário cultura na roça costumes
Imagem / divulgação: Documentário Cultura na Roça: Costume e Fazeres

Ficha técnica:

DOCUMENTÁRIO CULTURA NA ROÇA: COSTUMES E FAZERES

O vídeo documentário tem 45 minutos de duração sendo conduzido pelos próprios depoimentos dos entrevistados;
Formato nas diversas redes sociais, ou seja, exibido em sua íntegra e em episódios;
Disponível para TV (TV Poços, TV Sudoeste, TV Sul (Guaxupé), e Rede Minas, com a possibilidade de intervalos em caso deste formato;
A narrativa dessa história foi conduzida pelos relatos de (08) oito famílias
As gravações foram feitas em municípios da região Sul de Minas Gerais que têm tradição na produção de leite e café.
A trilha sonora do vídeo foi composta por Diorgem Júnior, música cancioneira de raiz do sul de Minas.

Contatos para fontes de entrevista
Plata Digital:
Roteirista: Guilherme Garcia (35) 9 9752-0782 e Produção executiva: Luísa Nogueira (35) 9 9803-2448
Instagram: @culturanaroca
Facebook: @culturanaroca


Veja mais notícias no Varginha Digital

Siga-nos no Google News

Participe dos Grupos do WhatsApp e receba as novidades!

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Siga o Varginha Digital no

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui