Os eventos patrocinados pela Cemig em Varginha contam com atrações que reúnem gastronomia, arte, cultura e muita diversão para toda a família.
Neste final de semana, Varginha recebe uma série de atrações em eventos culturais patrocinadas pela CEMIG por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, que prometem proporcionar uma experiência única, reunindo gastronomia, arte, cultura e muita diversão para todas as idades.
Publicidade
Nos dias 17 e 18 de agosto, a Alameda Olívio Bregalda, no bairro Santa Luiza, vai se transformar num grande espetáculo a céu aberto, para receber o Festival Rango de Rua. No domingo (18), a Orquestra Filarmônica de Varginha faz uma apresentação gratuita, às 10h30, no Theatro Capitólio. As atrações têm entrada gratuita.
Durante os dois dias, o público poderá desfrutar de uma ampla variedade gastronômica, com expositores que trarão o melhor da culinária urbana da região, além de estabelecimentos já consagrados na cidade, que desenvolveram cardápios especiais para essa experiência de rua. Todos os expositores terão pratos a valores acessíveis, para que o público possa explorar o máximo de sabores possível, acompanhados de cachaças e cervejas artesanais, e uma ampla diversidade de bebidas. Outro destaque do Festival Rango de Rua será a cozinha ao vivo, onde os chefs Pedro Ribeiro e Daniel Pantuzzo apresentarão suas habilidades culinárias e compartilharão dicas e receitas com o público, incluindo degustação gratuita para os participantes.
Além disso, haverá uma feirinha de artes e quitutes, com cerca de 20 expositores da região, e intervenções artísticas de grafite e lambe-lambe, com murais ao vivo dos varginhenses Dani Werneck (Werneck Arts) e Leonardo Beltrão (#umlambepordia), transformando o espaço em uma verdadeira galeria a céu aberto. A programação infantil também será um dos grandes destaques do evento, reunindo atrações circenses comandadas pela trupe “O circo chegou!”, e uma pitada de magia com oficinas de circo, grafite e jardinagem, incluindo a montagem de um espaço família, com fraldário e estrutura de apoio para as famílias.
A programação musical será um dos pontos altos do Festival Rango de Rua, incluindo artistas e grupos de destaque na região – como Marginália, Estephanie Nascimento, Sissibonaflá, Baião Virado e Natashha e os Anéis de saturno -, além de nomes já consolidados no cenário nacional, como A Banda Mais Bonita da Cidade e a cantora Julia Branco. Trazendo um gostinho de carnaval para o evento, ainda se apresenta o Bloco Besourinhos, reconhecido como o melhor bloco de Beatles do Brasil, e o consagrado Chama o Síndico, de Belo Horizonte, que homenageia os grandes Tim Maia e Jorge Bem com uma energia contagiante.
Publicidade
Segundo Rosildo Beltrão, responsável pela parte artística e musical do Festival Rango de Rua, a ideia foi propor um grande intercâmbio entre artistas da região e alguns grupos de fora.
“Estamos promovendo um revival da Marginália, que teve grande destaque em Varginha antes da pandemia, e trazendo a Natashha pela primeira vez para a programação. Estephanie Nascimento, Sissibonaflá e Baião Virado já comprovaram sua qualidade e, sem dúvida, estão entre os grandes expoentes da música de Varginha. O Besourinhos vai abrir a programação com muito Beatles em ritmo de carnaval e o Chama o Síndico encerra a primeira noite de evento com a energia lá em cima. Já no domingo, para encerrarmos com chave de ouro, teremos os espetáculos de Julia Branco e A Banda Mais Bonita da Cidade, que proporcionarão um encontro inédito na cidade. Fechar o festival ao som do hit Oração, que ficou famosa nacionalmente, será um momento mágico! Estamos com uma expectativa muito grande para o evento”.
Filarmônica de Varginha
O Theatro Capitólio abre as portas na manhã de domingo (18), às 10h30, para o Sexto Concerto da Orquestra Filarmônica de Varginha, um evento que promete encantar os apaixonados por música clássica e emocionar a todos com sua programação especial. Ingressos: acesso online pelo link http://ingresso.musicavarginha.com.br/
Publicidade
A orquestra traz um programa repleto de obras primas, que vão levar o público a uma jornada sonora inesquecível, incluindo as deslumbrantes obras “Serenata”, de Edward Elgar, “Suíte St.Paul”, de Gustav Holst e o Concertino para Violino “Estilhaço, Reflexos, Dispersões…”, de Igor Maia. Completando a experiência, “Melodia Hebraica”, de Joseph Achron, arranjada por Jonas Hocherman, dedicada ao spalla Ayran Nicodemo e à Orquestra Filarmônica de Varginha.