Festival Filme de Bairro oferece oficinas de audiovisual gratuitas em Varginha e Guapé

Estão abertas as inscrições para o Festival Filme de Bairro, que acontece na próxima semana em Varginha e Guapé.

Destinado aos públicos jovens e adultos, o festival é uma realização da Gesto Produtora e Secretaria de Cultura de Minas Gerais que, além do patrocínio da Cemig, tem o apoio da Ouseria Produção e Instituto Gesto. Profissionais negros, de baixa renda e moradores de regiões periféricas terão prioridade nas inscrições, que podem ser feitas nas redes sociais em @festivalfilmedebairro e no site www.filmedebairro.com.br 

Publicidade

Patrocinado pela Cemig, projeto visa documentar a identidade cultural mineira 

O Festival acontece de 12 a 14 dezembro em Guapé. Em seguida, Varginha recebe o Festival, nos dias 15 e 16.

Lançado em 2022, o Festival Filme de Bairro visa fomentar a produção audiovisual e o registro do patrimônio histórico, material e imaterial de Minas Gerais. O projeto realizará oficinas de formação audiovisual voltadas para iniciação ao cinema, com foco na produção de filmes do gênero documentário, de no máximo quinze minutos de duração, em que o conteúdo explore a identidade cultural mineira.  

As oficinas serão gratuitas, divididas em três módulos de quatro horas. No primeiro módulo será estudado roteiro, produção e gestão audiovisual. No segundo módulo, captação e edição e no terceiro módulo direção e finalização, passando por todas as etapas estruturais de um projeto audiovisual em sua completude.  

Riqueza cultural

Minas Gerais é rica em manifestações culturais – reinados, congadas, povos de terreiros, quilombos, capoeira, folias de reis – que receberam influência ou que se originaram da cultura africana no Brasil. Essas manifestações, conhecidas como afro mineiridades, acontecem desde os tempos coloniais até a atualidade e contribuem para a manutenção da identidade mineira. Desta maneira, o registro em forma de documentário, é de suma importância para garantir a memória de nossa cultura popular. 

Até fevereiro de 2023, o Festival vai percorrer vinte cidades em diversas regiões do Estado. 

Publicidade

Veja mais: Festival “Filme de Bairro” vai oferecer oficinas em Varginha e várias cidades do sul de Minas

Festival Filme do Bairro
Festival Filme do Bairro | Imagem de divulgação