Festival Nacional da Canção edição MG acontece neste final de semana

Festival nacional da Canção Edição MG
Graziele Raposo e Rafael Silva - ensaio geral Festival nacional da Canção

Festival Nacional da Canção: Edição Especial Minas Gerais

Pela primeira vez em 51 anos o Festival Nacional da Canção, considerado o maior festival do gênero no Brasil, dedica uma edição especial para os mineiros. Nos próximos dias 23 e 24 de abril,  a partir de 20 horas, acontecerá a edição Minas Gerais na qual serão apresentadas 20 músicas, de forma on-line, pelo YouTube e Facebook do festival.

As composições foram selecionadas dentre 614 inscritas e cada uma delas será premiada com R$1.500,00 e com a classificação para o próximo Fenac presencial. A edição dos mineiros foi criada para completar as comemorações do cinquentenário do festival  e dos 300 anos de Minas Gerais. Somente mineiros ou compositores residentes no Estado há mais de um ano puderam participar.

O festival é responsável por abrir portas para músicos e compositores, tornando-se um dos principais palcos para novos talentos da música brasileira. Na última edição presencial, em 2019, o evento tornou-se internacional, com parte das músicas sendo apresentadas on-line. Cerca de 150 composições do exterior foram inscritas, todas com as letras em português, e uma delas, da Ucrânia, ficou com um dos principais prêmios. 

A edição Minas Gerais recebeu inscrições de todas as regiões do Estado  “a qualidade musical impressionou toda comissão julgadora formada por profissionais da comunicação e da música. Eles tiveram dificuldades em classificar apenas 20 canções”, ressalta o idealizador do festival, Gleizer Naves.

Dentre as novidades que serão apresentadas durante o evento está um show dos compositores e intérpretes Cláudio Venturini (14 Bis) e Adriano Kamy, que apresentarão 7 músicas conhecidas do  público. O evento mostrará, ainda, um cenário 100% virtual com  uma tecnologia inovadora entre os festivais de música no Brasil. Esta edição única e especial tem apoio da Secult e Governo de Minas Gerais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Os organizadores estão anunciando para setembro a 51ª edição do evento que voltará a ocorrer, ainda no formato on-line, com inscrições em âmbito internacional.


Veja também

Siga-nos no Google News

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.
Varginha em um clique!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome