Festival Tapume abre inscrições para artistas de lambe-lambe em Minas Gerais

Festival Tapume
Continua após a publicidade

O Festival Tapume selecionará 10 artistas ou coletivos para intervenções em espaços públicos de Belo Horizonte, além de inaugurar a 1ª Casa de Lambes de Beagá.

O Festival Tapume realizará sua segunda edição entre os dias 7 de junho e 5 de julho de 2025, ampliando sua abrangência para artistas de todo o estado de Minas Gerais. O edital para seleção de artistas individuais e coletivos está aberto, com inscrições disponíveis de 4 a 21 de abril. Os selecionados participarão do Circuito de Lambes, que ocupará as grades do Parque Municipal e o jardim interno do Palácio das Artes, além de integrar a programação da 1ª Casa de Lambes de Beagá, no Espaço Mama/Cadela, em Santa Tereza.

A iniciativa, que busca fortalecer a cena de arte urbana que vem crescendo em Belo Horizonte, e se expande para outras cidades de Minas Gerais, traz para esta edição aproximadamente 20 artistas e coletivos. Dez serão selecionados por meio do edital e receberão cachês para a exibição de duas obras: uma no Circuito de Lambes e outra na Casa de Lambes. Ao todo, cerca de 30 murais serão exibidos nos espaços previstos. Além da exposição, a programação inclui visitas orientadas, rodas de conversa, apresentações de DJs, videomapping e atividades infantis.

Continua após a publicidade

De acordo com Leonardo Beltrão, idealizador do Festival Tapume, o evento busca consolidar a presença do lambe-lambe no cenário cultural mineiro. “As artes urbanas têm um papel fundamental na construção da identidade cultural de uma cidade. O Festival Tapume surge como uma plataforma para valorizar e expandir esse movimento em Belo Horizonte e Minas Gerais. Nosso objetivo é criar um espaço de troca, visibilidade e reflexão para artistas e público”.

Podem se inscrever no edital pessoas jurídicas (PJ) com ou sem fins lucrativos, incluindo Microempreendedores Individuais (MEI), sediadas em Minas Gerais. As inscrições devem ser feitas por meio do formulário online disponível em linktr.ee/atraves.cultura. O edital prevê a reserva de no mínimo 60% das vagas para propostas protagonizadas por mulheres, pessoas negras, idosos(as), pessoas com deficiência, indígenas, ciganos(as) e/ou pessoas LGBTQIAP+.

O Festival Tapume teve sua primeira edição em 2024, selecionando 10 artistas de Belo Horizonte para ocupações nos circuitos “Baixo Centro” e “Transborda”. Este projeto é criado pela Através e pelo #UmLambePorDia. Realizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (Descentra Cultura), com patrocínio da Cemig.

Sobre o projeto

O Festival Tapume, o primeiro festival de lambe-lambes de Beagá, visa valorizar e promover a arte urbana em Belo Horizonte, conectando a comunidade e proporcionando um espaço para a expressão artística. A iniciativa promete fortalecer a cena cultural local e incentivar a participação ativa de diversos grupos sociais, contribuindo para a diversidade e inclusão no cenário artístico da cidade.

Continua após a publicidade

SERVIÇO
Festival Tapume 2025
Edital e Inscrições Edital e formulário de inscrição: linktr.ee/atraves.cultura
Período de inscrições: 4 a 21 de abril
Resultado: até o dia 8 de maio
Instagram: @festivaltapume

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui