Festival Vento Sul promete aquecer as redes sociais do Sul de Minas

Festival Vento Sul
Festival Vento Sul

Serão selecionadas 14 propostas entre artistas solo, bandas ou coletivos de qualquer gênero ou vertente musical para apresentação no Festival Vento Sul.

A RB Produções & Eventos e a Através – Gestão Cultural confirmam o lançamento do edital da 1ª edição do Festival Vento Sul. Com o objetivo de movimentar e gerar renda para a cadeia produtiva da música – uma das mais prejudicadas pela pandemia ocasionada pelo Covid-19 -, além de divulgar a produção artística de Varginha e região para um grande público por meio da internet, o festival selecionará 14 shows virtuais de artistas da cidade e de municípios circunvizinhos no sul de Minas, que serão exibidos em plataformas como o Youtube e o Instagram entre 27 de maio e 13 de junho.

As inscrições podem ser realizadas entre 19 e 30 de abril. Serão selecionadas 14 propostas de artistas solo, bandas ou coletivos de qualquer gênero ou vertente musical, tais como jazz, choro, samba, rock, mpb, universal, rap, hip-hop e erudito, dentre outros. Cada selecionado receberá um cachê de R$ 2 mil, podendo ser inscritos shows virtuais nos formatos “live” (ao vivo) ou espetáculo gravado, com duração mínima de 30min e máxima de 90min.

Ciente das dificuldades de toda a classe artística da região, o projeto também admitirá inscrições de artistas de Elói Mendes, Monsenhor Paulo, Três Pontas, Três Corações, Carmo da Cachoeira, São Tomé das Letras, Machado, Paraguaçu, Lavras, Alfenas e Cambuquira, além de Varginha. Outro destaque importante é a garantia de 50% das vagas para artistas ou grupos protagonizados por mulheres, negros e/ou PcDs (pessoas com deficiência).

Segundo Rosildo Beltrão, idealizador e diretor artístico do festival, a 1ª edição do Vento Sul tem sido muito celebrado por diversos artistas da região. “A classe artística de todo o Brasil tem sofrido muito desde o início da pandemia, afinal já faz um ano que praticamente todas as atividades estão interrompidas. Se para os artistas de grande impacto já está difícil manter uma rotina, imagine para os grupos independentes? Foi justamente pensando nisto que criamos o Vento Sul, numa tentativa democrática de movimentarmos a cena e divulgarmos uma parcela da atual produção musical no sul de Minas”.

Empolgado com a 1ª edição do Festival, que conta com o apoio cultural da Lei Aldir Blanc no âmbito do estado de Minas Gerais, Rosildo conclui: “e vem mais por aí. Em breve, também lançaremos a 1ª edição do Festival Atravessa. Será um pouco diferente e com uma programação mais robusta, com aproximadamente 30 shows e excelentes condições técnica para as apresentações. Com estes dois projetos, beneficiaremos mais de 100 profissionais de toda a região nesse momento tão delicado. É um alento poder dar a nossa parcela de contribuição para que a música não morra.”

As inscrições para a 1ª edição do Festival Vento Sul são totalmente gratuitas e mais informações podem ser obtidas por meio do Instagram da RB Produções (@rbproducoesvga).

SERVIÇO

Informações sobre o edital e inscrições: Instagram (@rbproducoesvga)

E-mail (canal de dúvidas): [email protected]

Realização: RB Produções & Eventos

Produção: Através – Gestão Cultural Apoio cultural: Lei Aldir Blanc (Minas Gerais)


Veja também

Siga-nos no Google News

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.
Varginha em um clique!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome