Festival Viradinha acontece neste sábado (27), confira a programação

O Festival Viradinha contará com diversas atrações neste sábado, na Pracinha do Bairro de Fátima em Varginha, confira a programação.

Inspirada no festival de cidadania Virada Varginha, no próximo sábado (27) vai acontecer na pracinha do bairro de Fátima, o evento Viradinha. De 8h às 20h, durante doze horas ininterruptas, dezenas de atividades e atrações vão acontecer no local e a programação acaba de ser divulgada.

Publicidade

A mobilização de cidadãos varginhenses engajados vai promover este pequeno festival de ressocialização após mais de dois anos de pandemia. A ideia surgiu durante o último encontro presencial entre colaboradores da Virada Varginha e vai fomentar a interação através de ações lúdicas e educativas entre agentes locais voluntários de impacto socioambiental com o público do bairro e da cidade em geral.

Serão atividades de dança, música, exposições, terapias holísticas, alimentação saudável, lixo zero, cinema, entre outras ações.

ALGUNS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

Apesar de oficialmente o evento iniciar às 8h com uma prática de Tai Chi Chuan, quem chegar às 7h vai poder reconhecer o bairro de Fátima através de uma caminhada com duração de cerca de 45 minutos. O perímetro desse sub-bairro da Vila Murad será percorrido sob um olhar bastante diferenciado.

Já a partir das 9h, uma série de atividades simultâneas terão início: Ecoponto Lixo Zero, Feira de Trocas, Exposições de fotografias e de artes. Também, durante todo o dia, terapeutas integrativos vão oferecer atendimento ao público, desde aromaterapia e massoterapia, até barra de accesso, reiki e método FIMSE.

Publicidade

Rodas de conversa sobre variados temas também terão espaço durante o encontro: efeitos da pandemia para a nossa saúde mental, permacultura, espaços urbanos mais sustentáveis, paisagismo, além de doação de mudas de plantas para os participantes.

Oficinas práticas, de parkour até demonstração sobre como transformar restos de alimentos em adubo e xilogravura com marmitex de isopor (XPS) e também a produção de scrapbooks a partir de recortes vai ser oferecido também.

Apresentações artísticas, musicais e culturais estão previstas como capoeira, hip hop, batalha de MCs, aula aberta de forró e moda de viola.

A Viradinha vai ser encerrada com o Cinema na Praça que vai exibir vídeos sobre ações realizadas pela Virada Varginha e outros aliados ao longo dos anos, também vai rolar a apresentação do curta-metragem produzido por um jovem varginhense, além da exibição do trailer de documentário inédito sobre o Caso ET de Varginha, seguido de debate com jornalista que cobriu o caso em 1996 e que em breve vai lançar um livro.

Publicidade

A Viradinha bairro de Fátima conta com o apoio de produção e divulgação da Virada Varginha e Sakey Comunicação, e organizada por muitos cidadãos, por ordem alfabética:
Alberto Andrada – Antônio Retori – Artur Guidugli –  Caio Santos -Cassiano Maçaneiro –  Diego Gazola – Elaine Quintiliano –  Ezão do Rap – Fred Henrique – Geraldo Aureliano -Gian Ragi – Jany Oliveira –  Júnia Duarte – Karina Duarte –  Keila Maria Vieira – Ludmila Maiolini – Marcelo Aldano – Margarida Hallacoc – Margot Shukuri – Marilaine Rabelo – Mayra Jacomelli – Michele Monteiro – Mônica Cardoso – Nathália Elizabeth Silva –Natália Estrela –  Osvaldo Henrique (Professor Pé de Vento) – Rafael Brito – Samantha Carvalho – Sebastião Silva – Silvinho Andrade – Simone Pio Marques – Thales Mendonça – Valéria Rabelo – Vanderlei Marques  (Cuidador Voluntário da pracinha do bairro) – Vanessa Gomsant –  Vilmar de Souza – Viviane Paiva – Xandelli Pimentel.

Para consultar a programação completa, acesse as redes sociais Instagram e Facebook da Virada Varginha, assim como no site www.viradavarginha.com.br

Viradinha Varginha Cartaz
Festival Viradinha Varginha / Imagem de divulgação