Publicidade

O livro de Alexandre Braga é um convite para uma conversa sobre música clássica.

O Museu Municipal de Varginha receberá no próximo dia 10 de novembro (quarta-feira), o lançamento do livro “Por Dentro da Música Clássica”, de autoria de Alexandre Braga, flautista da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

O evento será realizado das 17h às 19h30 no jardim do Casarão Mariana Figueiredo Frota onde está instalado o Museu de Varginha. O livro estará à venda no local (R$ 40,00 o exemplar) e será autografado pelo escritor. A partir das 18h, haverá uma apresentação musical do autor com a participação do violonista Celso Faria.

O lançamento obedecerá aos protocolos sanitários contra a Covid-19. É essencial o uso de máscara, higienização das mãos com álcool 70% e aferição de temperatura no local.

Alexandre Braga explica que o livro é um convite para uma conversa sobre música clássica. “Proponho que conversemos de uma maneira informal, como se estivéssemos sentados no banco de uma praça. Música, sublime arte que acompanha o ser humano desde os primórdios e que nos revela maravilhosas obras!”, destaca o autor. “Minha intenção com essa conversa é despertar curiosidades, explicar alguns conceitos e até mesmo sugerir um repertório para ajudá-los a apreciar cada vez melhor esta arte”, conclui.

A partir das 20h, haverá uma live com o escritor para ele contar um pouco mais sobre o livro de estreia. O bate-papo será conduzido pelo jornalista Marcus Madeira, servidor da Rádio Melodia FM. A transmissão será pelo canal Varginha Cultural no YouTube e Facebook, além de outros de comunicação parceiros.

O lançamento conta com o apoio da Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural e Museu Municipal, e parceria da Associação de Poetas e Escritores do Sul de Minas (Apesul).

Saiba mais sobre Alexandre Braga

Alexandre Braga nasceu em Varginha, no Sul de Minas Gerais, onde, ainda criança entrou para o Conservatório Estadual de Música “Maestro Marciliano Braga” e estudou com a professora Leonilda Silva. Mudou-se para Belo Horizonte para estudar flauta na Escola de Música da UFMG com o professor Arthur Andrés.

Desempenha, desde o ano 2000, a carreira de músico de orquestra, sendo membro da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde a fundação dela, em 2008. Anteriormente, foi flautista da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Orquestra Ouro Preto.

Já gravou os CDs “Recital” e “Sarau”, com a pianista Elvira Gomes, onde teve a oportunidade de tocar em várias cidades e teatros, como a Sala São Paulo e o Teatro Independência, na cidade de Mendoza na Argentina. O CD “Recital” contou com a especial participação da violinista Martha Pacífico. Também gravou a obra para flauta de Pattapio Silva, para a gravadora e editora Choro Music. Participa de duos de música de câmara com o violonista Celso Faria e o cravista Antônio Magalhães.

É professor de História da Música na Academia da Filarmônica de Minas Gerais e escreve frequentemente colunas relacionadas à música clássica no Blog do Madeira.


Veja também

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Publicidade

Siga-nos no Google News

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.
Varginha em um clique!

Receba as notícias no seu e-mail

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui