Haverá apresentações de Capoeira, Maculelê, Jongo e Samba de Roda.
Várias apresentações de Capoeira, Maculelê, Jongo e Samba de Roda farão parte da homenagem ao Dia da Consciência Negra. O espetáculo aconteceu hoje, 23, a partir das 19h, no Theatro Capitólio.
As apresentações serão executadas pelos participantes da Casa da Capoeira e de projetos desenvolvidos na E.M. Domingos Ribeiro de Rezende, na Semel, na Escola Marista e no Grupo Unidos de São João Batista. O evento é aberto ao público.
“Serão cerca de 70 pessoas de crianças a adultos mostrando a força da cultura negra nas mais variadas manifestações culturais. Queremos, com este evento, mantê-la viva em toda sociedade”, destaca Osvaldo Henrique M. Teófilo, presidente da Casa da Capoeira e organizador do evento.
Dia da Consciência Negra
No dia 20 de novembro, é celebrado no Brasil o Dia Nacional da Consciência Negra. Essa data foi instituída oficialmente pela lei nº 12.529, de 10 de novembro de 2011, e remete ao dia em que foi morto o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, no ano de 1695.
O Quilombo de Palmares situava-se na Serra da Barriga, na antiga Capitania de Pernambuco – hoje, integra o município de Unidão dos Palmares, no estado de Alagoas –, e foi formado por volta do ano de 1597 por escravos fugitivos das lavouras de cana de açúcar da referida capitania.
A destruição desse quilombo foi efetuada por um grupo de bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Esse mesmo grupo foi responsável pela morte de Zumbi.
Curta o Varginha Digital no Facebook e acompanhe as notícias também pelo Instagram. Voltar para a Página Inicial