Inscrições para o Festival Cinemaz terminam esta semana

Contagem regressiva para o fim das inscrições do Festival Cinemaz, que terminam neste sábado (15).

Faltam 05 dias para o fim das inscrições do Festival Cinemaz, que está chegando à sua terceira edição.

Publicidade

A primeira edição do evento recebeu 1016 inscrições e a segunda edição recebeu 2210. “Queremos repetir o sucesso para a terceira edição do festival, que realizará uma Mostra Internacional Competitiva com exibições de curtas-metragens de até 30 minutos, de ficção, documental ou animação, com temas livres, produzidos no Brasil e no mundo“.

O principal objetivo da mostra é contribuir ainda mais para a transmissão dos filmes independentes e para a orientação do público interessado no cinema, não apenas como entretenimento, mas com um olhar criterioso.

O festival também promoverá Oficinas Cinematográficas Itinerantes, a fim de levar o cinema de arte não somente para Varginha, onde acontece o evento presencial, mas para diversos pontos no estado mineiro, com o objetivo de criar uma grande rede de cinema em Minas Gerais.

O CINEMAZ será realizado de forma híbrida, entre os dias 12, 13, 14, 15 e 16 de agosto de 2024. A estreia ocorrerá no dia 17/08/24, na cidade de Varginha (MG). A Mostra abre espaço para realizadores estaduais, nacionais e internacionais concorrerem em diferentes categorias. Nelas, serão exibidos filmes que lidam com diversos temas e linguagens criativas, para públicos de todas as idades.

O CINEMAZ é um grande evento cinematográfico anual. A mostra possui seu perfil afinado com o trabalho desenvolvido pela equipe do projeto e apoiadores, que visa inserir o cinema independente dentro do polo de realização do audiovisual mineiro, brasileiro e internacional; sendo a mostra um movimento-chave de promoção e abertura das cidades para a sétima arte.

Publicidade

A mostra atrairá um público numeroso, visto que os filmes serão exibidos no Cineclube Cinemaz e na plataforma online do festival, onde as pessoas terão acesso de forma gratuita. No Cineclube Cinemaz acontecem atividades culturais, como teatro, dança, exposição, além de encontros com os realizadores, para fins de aprendizado e networking. Trata-se de uma atividade fundamental para a formação de público, para assim despertar o interesse por obras que não encontram espaço nos canais tradicionais de exibição. As atividades paralelas às exibições, como os debates, também fortalecem esse papel formador.

Vale ainda observar que o CINEMAZ conta com uma equipe de excelência, formada por profissionais com experiências específicas e complementares na área do audiovisual e com atuação local, nacional e internacional. Além da atuação no próprio festival, essa equipe possui passagens por diversos projetos de amplitude cinematográfica.

A conferência de estreia será no dia 17 de agosto de 2024, de forma presencial. Assim sendo, a organização avisa que o festival não se encarregará do envio do prêmio para o premiado que não estiver presente e/ou não mandar um representante. Os prêmios de Curta Internacional serão apenas divulgados em nosso site, Instagram e por e-mail, portanto, não farão parte da cerimônia de premiação presencial. Serão distribuídos 51 troféus.

Além das exibições dos filmes selecionados, o festival também terá um caráter educativo e de formação de público, por meio de Oficinas Cinematográficas Itinerantes, que visam estender o alcance do evento para além de Varginha, alcançando diversas regiões do estado de Minas Gerais (como Campanha, Carmo da Cachoeira e Elói Mendes). Essas oficinas proporcionarão não apenas uma oportunidade para aspirantes a cineastas aprenderem com profissionais experientes, mas também servirão como um espaço para a troca de ideias e networking entre os participantes. O objetivo principal é promover os filmes independentes e orientar o público interessado em cinema para uma apreciação mais criteriosa, atendendo a públicos de todas as idades e com acessibilidade comunicacional.

Publicidade

A cerimônia de premiação será o ponto culminante do festival, onde serão distribuídos 63 prêmios em reconhecimento aos filmes mais destacados em diferentes categorias. É importante ressaltar que a participação no evento é respaldada pela Lei Paulo Gustavo do Estado de Minas Gerais. No ano passado, junto com o Instituto Dona Neném BRZ, o projeto conquistou o terceiro lugar no GRI Awards 2023, em projetos sociais de todo o país. O prêmio é reconhecido como o “Oscar” do setor imobiliário nacional, com o melhor projeto de ação social CINEMAZ. A equipe do Cinemaz expressa sua gratidão pelo apoio recebido e pela oportunidade de continuar promovendo o cinema independente e a arte cinematográfica em Minas Gerais e além.

O projeto, realizado por Marina Azze Produções Artísticas, visa dar continuidade às atividades de inclusão cinematográfica em Minas Gerais.

Para mais informações, acesse o site: www.cinemaz.com.br

Festival Cinemaz Varginha
Festival Cinemaz Varginha | Imagem e divulgação

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui