Presépios em miniatura estão em exposição no Museu Municipal

presepio natal varginha

Os presépios em miniatura estão em exposição no Museu Municipal de Varginha. A visitação é gratuita.

Cerca de 60 presépios em miniatura estão em exposição no Museu Municipal de Varginha. A visitação poderá ser feita até o dia 06 de janeiro de 2020, das 7h às 11h e das 13h às 17h. A entrada é gratuita.

Todas as peças são de Marcos Valério Albinati Silva, professor de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Ele é presidente da Comissão de Peritos em História, que acompanha o processo de canonização do Servo de Deus D. Othon Motta. É natural de São Gonçalo do Sapucaí, mas mora em Varginha há 41 anos.

Marcos Valério conta que começou uma coleção de estampas de santinhos. Era menino ainda. Depois, ele e os irmãos, coroinhas da matriz de S. Gonçalo do Sapucaí, eram encarregados pelo Cônego Arnaldo de montar o presépio da igreja. “Era uma excelente forma de acordar o gosto pela arte e de educar nos preceitos religiosos”, completa o professor.

Alguns itens ele comprou em viagens e em exposições. Outros foram dados de presente por amigos que sabiam do gosto dele por presépios. Ele também encomendou a artistas e artesãos. “São peças únicas, muito originais, assinadas. Pedia-lhes que imprimissem características pessoais de concepção e da região. Um exemplo é o confeccionado por Afonso Barra, de Três Corações: possui traços de camaradas e caboclos das fazendas… Até um S. Francisco está presente”, destaca Marcos Valério.

Outro exemplar foi feito em biscuit por Gislene de Olivera, do bairro Pinheiros em Varginha. Ele possui pés de café e um leão, o qual recorda a passagem bíblica de Isaías 11, feito conforme pedido do professor.

De acordo com Marcos Valério, “gosto de ver como a cena descrita por São Lucas impregnou o coração e a genialidade dos povos. Cada um representa o mistério do Natal segundo sua própria vivência. É como se os criadores desejassem dizer que Deus é semelhante ao seu povo, já que somos ‘a imagem e semelhança’ dele”.

Para o diretor do Museu Municipal, Apoliano Rios, “a exposição marca este momento tão importante para os Cristãos: o nascimento de Jesus Cristo. Temos a representação deste momento em lindas peças de várias partes do Brasil e do mundo. Agradecemos ao professor Marcos Valério por compartilhá-las com o público”.

O Museu Municipal de Varginha fica localizado na Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro. Mais informações pelo (35) 3690-2716. O Museu não funcionará nos dias 24 e 25/12 e também no dia 31/12 e 01/01 devido às festividades de Natal e Ano Novo.

Veja também

Voltar para a Página Inicial | Curta o Varginha Digital no Facebook

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome