Publicidade
O Encontro das Montanhas em São Thomé das Letras propõe conexões em rede e cooperativismo entre artistas do Sul de Minas.
No próximo feriado prolongado, entre os dias 7, 8, 9 e 10 de setembro, será realizado em São Thomé das Letras o 1º Encontro das Montanhas – Articulação Cultural Sul de Minas, que irá reunir movimentos, coletivos, artistas, produtores e articuladores culturais com intuito de mapear e construir uma rede entre espaços e agentes no Sul de Minas Gerais. As inscrições continuam abertas e podem ser realizadas aqui neste link.
Idealizado e produzido coletivamente, o Encontro é realizado pelo Coletivo Culturando na Montanha, com o apoio do Coletivo Rio Verde de São Lourenço, Circuito Cultural Rio Canastra da região de Passos e da rede Minas Ninja.
Publicidade
“O Encontro surgiu da necessidade de conexão entre os articuladores culturais do Sul de Minas, da necessidade de se organizar e de criar espaços onde artistas e fazedores de cultura possam encontrar respaldo para suas ações. Entendendo que cada articulador em seu território já tenha meios de fomentar a cultura local, esse encontro vem para ampliar, regionalizar o cenário cultural, promovendo rede de apoio e de novos modos de organização e realização de cultura” explica Gabriele Corrêa, ceramista, produtora cultural do Coletivo Rio Verde, integrante do Coletivo Ceramistas Mato Dentro e idealizadora do evento.
A proposta do Encontro, que será no sítio Recriando o Amanhã, na zona rural de São Thomé, é proporcionar aos agentes culturais presentes uma imersão coletiva no pensar e no fazer cultura. Para isso, ficarão os 4 dias do encontro acampados no espaço, compartilhando suas experiências, projetos e arte, discutindo pautas sobre cultura e realizando todas as atividades de forma coletiva.
Ao todo, já são mais de 50 inscrições de agentes culturais de diversas linguagens e segmentos artísticos, vindos de cerca de 20 cidades, tendo representatividades de Varginha, Caxambu, Três Corações, São Lourenço, Carmo de Minas, Soledade, Guaxupé, Guapé, Passos, Baependi, Aiuruoca, entre outros, que são do Sul de Minas, mas também de diversos lugares do Estado, como Ribeirão das Neves e Divinópolis, e de alguns lugares do Brasil, como Belém (PA) e Vitória (ES).
A programação conta com bate-papos, intervenções artísticas, vivências, oficinas e o Festival Rural Recriando o Amanhã. Entre as temáticas sugeridas para o Encontro estão as leis de incentivo, editais culturais, Conferências de Cultura e o Sistema Nacional de Cultura com a participação confirmada do Ministério da Cultura de forma virtual com o coordenador geral da Diretoria de Assistência Técnica a Estados, Distrito Federal e Municípios, Fábio Riani Costa Perinotto (Binho Perinotto). Também será abordado a elaboração de projetos culturais criados e realizados em rede, Cultura e Saúde Mental e, sendo um dos maiores potenciais do encontro, o diálogo sobre a criação da Cooperativa de Artistas do Sul de Minas.
Publicidade
“É importante que o fazedor de cultura esteja antenado com as políticas públicas e com as oportunidades que estão por vir para o setor. A engrenagem cultural está voltando a girar, quanto mais instruído e organizado o setor estiver, mais poderemos aproveitar e contribuir para os avanços, resgate, fomento e valorização desse Brasil profundo tão rico em cultura, como é o Sul de Minas Gerais” afirma Maíra Aragão, produtora cultural do Coletivo Culturando na Montanha e idealizadora do evento.
Economia Solidária
O Encontro não tem fins lucrativos e é realizado baseado na economia solidária. Todo o custo – estrutura e alimentação – está sendo financiado coletivamente. Além da contribuição dos participantes, o Encontro busca doações por meio de campanha de PIX (contribua pelo pix: culturandonamontanha@gmail.com) e arrecadação de alimentos.
O Encontro também tem o apoio da rede Minas Ninja, do Museu da Cana – Instituto Cultural do Engenho Central de Pontal/SP, Fazenda Tulha de Guaxupé e de comércios e hospedagens de São Thomé das Letras, como supermercado Noel, Café Magia, Pousada dos Anjos, Maktub Bar, Pousada Woodstock, Pousada Chalé de Pedra, Sítio Novo Aeon, Sítio Cantinho dos Pássaros, Espaço Livre e Sítio Morada de São Tomé.
Festival Recriando o Amanhã
A escolha do sítio Recriando o Amanhã dialoga com a proposta do Encontro, que visa fortalecer os movimentos culturais. O local é a casa do Festival Rural Recriando o Amanhã, realizado pela produtora cultural e anfitriã do sítio Léo Pires.
Publicidade
A 4ª edição do evento será realizada no sábado, dia 9 de setembro, a partir das 16 horas. No Festival, que propõe uma experiência entre artes integradas e meio ambiente, os artistas residentes em São Thomé dividirão o palco com os artistas de outras cidades que estarão participando do Encontro, proporcionando a troca entre eles e uma mostra cultural única.
(crédito: Nave Coletiva)
Publicidade