Festival Atravessa começa nesta quarta. Serão 30 shows virtuais de artistas da região

Publicidade

A programação do Festival Atravessa começa nesta quarta-feira (23) e traz 30 shows de artistas mineiros com apresentações até o dia 30.

Enfim, chegou o grande dia! Após longo período de preparação, o Festival Atravessa anuncia a programação completa. Entre os dias 23 e 30 de junho, serão realizados 30 shows virtuais no YouTube do festival, que pode ser acessado diretamente pelo Instagram da RB Produções (@rbproducoesvga) ou pelo linktr.ee/rbproducoes.

Como o próprio título anuncia, o festival de música livre surgiu da necessidade de atravessarmos este período delicado de pandemia. Reunindo os mais variados estilos – do jazz ao samba, do rock à mpb – e envolvendo artistas de diversas cidades mineiras, o evento trará grande movimentação para a indústria da música em Varginha e região, com geração de trabalho para mais de 100 profissionais, entre artistas, produtores, técnicos e estúdios de gravação.

A idealizadora do festival, Deborah Beltrão, comenta sobre o surgimento da ideia. “Estamos vivendo a tristeza da pandemia desde o começo e sempre vislumbrando maneiras de contribuir com os artistas, produtores, técnicos e demais profissionais da música que foram os primeiros a parar e, seguramente, serão os últimos a retomarem as atividades. Quando os editais da Lei Aldir Blanc foram lançados, não pensamos duas vezes: é hora de colocar o plano em prática”. 

Já o Diretor artístico do Atravessa, Rosildo Beltrão, acredita que o momento é muito apropriado para o surgimento do festival. “Acabamos de realizar o Vento Sul e percebemos que a demanda dos artistas é cada vez maior. Foram inúmeras inscrições e muitos dos que não puderam participar do Vento Sul terão a oportunidade de se apresentar”, comenta. “Serão 8 dias de programação. É música para todos os gostos, com uma média de três shows por dia de semana e seis shows no sábado e no domingo. Não é fácil produzir 30 shows com todos os protocolos de segurança, mas conseguimos e o resultado está maravilhoso! Até o momento, ninguém teve qualquer sintoma do Covid-19”, finaliza.

Publicidade

Realizado pela RB Produções e pela Através – Gestão cultural, o Festival Atravessa começa nesta quarta-feira (23) e vai até a próxima quarta (30), prometendo aquecer as noites frias do inverno. Durante a semana, os shows vão rolar a partir de 19h, e, no final de semana, a programação vai de 17h até às 22h. “A exceção será o espetáculo infantil “Teleco e Popoca – Em defesa da natureza”, que será exibido às 10h, no domingo (27). “Será o único pela manhã. Trouxemos a proposta de envolver todos os tipos de público e esperamos que Teleco e Popoca surpreendam as baixinhas e os baixinhos”, comenta Deborah.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

O grande destaque do Atravessa é, sem dúvida, a diversidade. Além dos mais diversos gêneros musicais, o festival inova mais uma vez ao propor uma programação bastante equilibrada. “Temos shows solos, duos, trios, quartetos e bandas completas, além de um espetáculo infantil. Participam homens e mulheres de diversos gêneros, etnias, idades e classes sociais. “Geralmente, as pessoas com deficiência são lembradas apenas como público. Isto quando são lembradas, né? Estamos muito felizes e honrados por podermos trazer o artista plástico e músico Lucas Abreu como um dos protagonistas da 1ª edição. Eu me emocionei muito quando fechamos o show Em Quadro, realizado por ele e alguns amigos no palco, acho que o público também vai gostar. Será um dos ápices do Atravessa”, relembra.

Na programação, ainda se destacam diversos nomes da música sul mineira, como Nita Rodrigues, Estephanie Nascimento, Bruno Maia – que trará o seu “terror celta” aos palcos do festival -, Cabelinho da Lua, Sissibonaflá, Valentina Mangiapelo, Jamaica e Império da Serrinha, que vem com dois shows especiais: uma roda de samba autoral e outro voltado exclusivamente aos maiores temas das escolas de samba do país. “Buscamos um recorte curatorial que contemplasse nomes importantes de Varginha e região, mas que trouxesse também alguns jovens que cada vez mais estão despontando na cena”, comenta Deborah Beltrão, que coordenou a curadoria da 1ª edição. “Também fizemos questão de trazer alguns grandes nomes da música mineira e nacional atualmente, como Julia Branco e Marcelo Veronez. Ambos estiveram conosco no Rango de Rua, em 2017, e o público sempre pede mais. Chegou a hora, né? Eles vão gravar diretamente de BH e estamos muito ansiosos para ver o resultado. O festival será encerrado com chave de ouro!”.

Outro ponto importante é o caráter inédito proposto pelo festival. “Teremos muita música autoral”, comenta Rosildo. “A turma está muito acostumada com covers e releituras na cidade e isto não vai faltar, mas já passou da hora de darmos espaço para que o público conheça outro lado dos nossos artistas”. O show “No Stress”, de João Vianna e Pedro Bichuette, também é muito esperado na programação. “O João fez um trabalho incrível durante a pandemia. Ele, seu trompete, seu filho, a guitarra e um amplificador passaram por diversas ruas de BH fazendo serestas gratuitas. Isto não tem preço, é um trabalho magnífico que fizemos questão de trazer para a programação”. Já Lorenzo, de Divinópolis, lançará o disco inédito “Abrace a lua cheia”, com letras do varginhense Leonardo Beltrão. “Quando ouvimos a prévia do álbum, não tivemos dúvidas de que o lançamento seria no Atravessa. Tem tudo a ver com o momento, com o festival, com a pandemia, com tudo. Eles acertaram na mosca”, comenta Deborah.

PROGRAMAÇÃO DOS SHOWS

Todos os shows terão transmissão gratuita no YouTube do festival, que pode ser acessado diretamente pelo Instagram da RB Produções (@rbproducoesvga) ou pelo linktr.ee/rbproducoes.

FESTIVAL ATRAVESSA GRADE DE PROGRAMAÇÃO COMPLETA
DATADIAHORÁRIOARTISTA
23/junQuarta-feira19hPop’z – Ary Galo e Max Boliveira
20hNathan Viana
21hAmy Lee Acústico
24/junQuinta-feira19hDouglas Zoitenta
20h Milena Castro e Douglas Rosa – A Little Concert
21hTevico e Endrigo (DD)
25/junSexta-feira19hValentina Mangiapelo
20hCabelinho da Lua e Endrigo (DD)
21hFloreio de Minas
22hImpério da Serrinha – Roda de samba autoral
26/junSábado17hBruno Maia e o Terror Celta
18hRaphael Wagner
19hBreno Rocha
20hSissibonaflá
21hLuciano Cachorrão
27/junDomingo10hEspetáculo Infantil “Teleco e Popoca – Em defesa da natureza”
17hImpério da Serrinha – Hinos das escolas de samba
18hNita Rodrigues
19hEm Quadro com Lucas Abreu
20hQuarenteto instrumental
21hVanderson Lopes
28/junSegunda-feira19hJamaica
20hEstephanie Nascimento
21hMateus Costa
29/junTerça-feira19hBelle Retrô Acústico
20hLorenzo – Lançamento do Disco “Abrace a Lua Cheia”
21hVeronez – Live do Quintal!
30/junQuarta-feira19hNegronssa
20hJoão Vianna e Pedro Bichuete – No Stress
21hJulia Branco

SERVIÇO

Como assistir aos shows? Acesse os links dos shows no Instagram (@rbproducoesvga) ou diretamente pelo linktr.ee/rbproducoes
Onde tirar dúvidas? rbproducoesvga@gmail.com
Realização: RB Produções
Produção: Através – Gestão Cultural
Apoio cultural: Lei Aldir Blanc (Minas Gerais)


Veja também

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Siga-nos no Google News

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.
Varginha em um clique!

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui