Evento reúne gestores e lideranças municipais para debater políticas culturais, turismo e desenvolvimento regional em Minas Gerais
Servidores da Fundação Cultural de Varginha e representantes da classe artística do município participam, nos dias 3 e 4 de março, do 9º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais, realizado no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.
O encontro é promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e reúne gestores públicos, técnicos e lideranças de diversas cidades mineiras. O objetivo é discutir políticas públicas voltadas à cultura, ao turismo e ao fortalecimento da economia criativa no estado.
Comitiva de Varginha participa das atividades
Integram a delegação de Varginha os servidores da Fundação Cultural Eder Jerônimo da Silva, contador e responsável pelos setores de Suprimentos, Recursos Humanos e Contabilidade; Agnaldo Montesso, repórter; e Paula Rezende Reis, oficial administrativa.
Também participam do evento Cassiano Maçaneiro, presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, e a produtora cultural Idmara Galo, representando o setor artístico da cidade.
Programação aborda economia criativa e políticas públicas
Com o tema Economia Criativa, o encontro conta com painéis, debates e workshops voltados à qualificação da gestão pública municipal. Entre os assuntos abordados estão financiamento à cultura, turismo como estratégia de desenvolvimento econômico, comunicação digital aplicada a destinos turísticos e os impactos de mudanças econômicas e tributárias nas cidades.
Troca de experiências entre municípios
Para os representantes de Varginha, a participação no evento representa uma oportunidade de atualização e intercâmbio de experiências com gestores culturais e turísticos de diferentes regiões de Minas Gerais.
O contato com programas estaduais, políticas públicas e mecanismos de fomento apresentados durante o encontro pode contribuir para fortalecer iniciativas culturais e turísticas no município.
Além disso, o evento busca ampliar a articulação entre o Governo de Minas e os municípios, incentivando projetos que valorizem a cultura local, estimulem a economia criativa e promovam o desenvolvimento regional.



