Confira a programação da IV Feira Literária de Varginha

A IV Feira Literária de Varginha começa esta semana, a feira contará com palestras e painéis sobre empreendedorismo

De 24 a 26 de outubro, o Theatro Municipal Capitólio recebe a IV Feira Literária de Varginha. O evento é promovido pela Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural, e conta com programação diversificada com apresentações teatrais, musicais e uma mostra de cinema.

No foyer Aurélia Rubião, escritores e poetas vão apresentar suas obras interagindo com o público durante todo o evento. Será lançada na abertura da Feira a antologia de poetas varginhenses “Estação dos Versos”, que chega à segunda edição com a participação de 63 escritores.


No hall do Theatro, as livrarias Nova Opção e Divino Espírito Santo estarão comercializando seus livros best sellers e também diversos títulos a preços populares.

Ainda na abertura, o público poderá assistir ao monólogo “Uma janela no tempo”, escrito pelo historiador José Roberto Sales e encenado pela jovem atriz Giovanna Bibiano. O texto teatral de metaficção historiográfica tem como protagonista Oneyda Alvarenga, musicóloga, musicista, poetisa e folclorista varginhense.

Todos os dias à noite as apresentações musicais proporcionam um momento de descontração, que promete agradar a todos os gostos. Na quarta-feira (24/10), às 19h, o grupo “Brasileirinhos” traz muito chorinho em sons de Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga e Jacob do Bandolim. Às 20h30, é a vez da Big Band do Conservatório Estadual de Música de Varginha, com músicas instrumentais de variados estilos. Na quinta-feira (25/10), às 20h, o projeto 5ª da Boa Música acontece no Theatro Capitólio com show da banda TrilhaCine, com músicas que marcaram nas trilhas musicais do cinema. E na sexta-feira (26/10), também às 20h, acontece o Estação do Samba com o grupo Griff com o melhor do pagode e do samba.

Confira a programação completa da IV Feira Literária de Varginha:

DURANTE TODA A FEIRA

  • Escritores e poetas convidados no foyer Aurélia Rubião mostram suas obras e interagem com o público
  • Livrarias no Hall do Theatro Capitólio

QUARTA-FEIRA (24/10)

9h

  • Abertura oficial
  • Lançamento do “Estação dos Versos 2018”
  • “Uma janela no tempo”, monólogo de José Roberto Sales encenado por Giovanna Bibiano

14h

  • Teatro infantil “Sansão – Um Sol Trapalhão” com texto de Malu Silva e encenação de Malu Silva e Lindon Lopes

19h

  • Apresentação do grupo de Choro “Brasileirinhos”

20h30

  • Big Band do Conservatório de Música

QUINTA-FEIRA (25/10)

14h

  • Palestra “Empreendedores criativos que movem a economia”, com Aline Sarto e convidados

16h

  • Oficina de Teatro “Cara de Palco” – Projeto ETeatro

Ministrante: Adão Marcos Misael

20h

  • 5ª da Boa Música com a banda “Trilha Cine”

SEXTA-FEIRA (26/10)

8h / 10h / 14h / 16h

  • Mostra de cinema OFFCINE.

Realização: Marina Azze

8h (censura 12 anos)

  • Pó e Sias – direção coletiva / André Okuma/SP
  • O Cara da Placa – Douglas Cordeiro / Rômulo Cabrera/SP
  • Na Hora de Dizer Sim – Ivann Williig/RJ
  • Debaixo D’água Mergulhe Fundo – Lucas Paz / CA / US-BR
  • De 10 a 14 anos – Márcio Schoenardie/RS
  • A Ponte – Rafael Câmara/SP

10h (censura 12 anos)

  • O Estrangeiro – Edson Lemos Akatoy/PB

14h (censura 16 anos)

  • Está tudo aqui em algum lugar – Fabi Penna/SC
  • Imerso em teu Regaço – Lucas Marques/RJ
  • Lúcia voltou a fumar – Iuri Bermudes/SP
  • Esplendidezas – Fabi Penna/SC
  • Escolhas – Ivann Williig/RJ
  • Microscopia – Camila Brandão/SP

16h (censura 16 anos)

  • Entre Turnos – Edson Ferreira/ES

20h

  • Estação do Samba com o grupo “Griff”

A IV Feira Literária de Varginha contará com palestra sobre empreendedorismo

 

No dia 25/10 às 14hs, a Feira trará o painel “Empreendedores Criativos que Movem a Economia”, aberto ao público e voltado para todos aqueles que trabalham ou querem empreender nas áreas de música, artesanato, gastronomia, turismo, design, decoração, audiovisual, moda ou em qualquer outra área da indústria criativa.

Durante o Painel, haverá uma roda de conversa sobre o cenário da economia criativa no Brasil, levantando algumas questões como: Como monetizar a minha arte? Como reconhecer o meu potencial como artista? Como desenvolver e amadurecer o mercado criativo em Varginha?

Para ajudar a responder estas perguntas serão convidados para compor o painel a artesã Alici Toti, a designer gráfico e artístico Rafaella Fioravanti, o arquiteto e urbanista Denis Magalhães, com a mediação da gestora de inovação em marketing, Aline Sarto.


Um pouco mais sobre os participantes:

Aline Sarto

Professional Coach e Analista Comportamental formada pelo IBC, graduada em Gestão de Marketing pela Faculdade Estácio de Sá Juiz de Fora atua como Gestora de Projetos de Inovação em Marketing na Oikos Hub laboratório de inovação e impacto socioeconômico. Atualmente, assume o papel de Agente de Inovação pela SEDECTES – Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo de Minas Gerais.

Desde de 2017 esteve na organização de ações de fomento ao empreendedorismo juntamente aos players do ecossistema de inovação em Varginha.Como artista, utiliza a música e escrita na abordagem dos seus trabalhos, como autoexpressão e no seu processo de cura interior.


Alici Toti

Sua formação é fisioterapia, mais não exerce já tem um tempo. Sonhadora, sensível, descolada, criativa e tipo faz tudo. Empreendedora, artesã, designer. Foi pega pela arte que é um dom que vem de infância, pelo gosto de utilizar as mãos para criar e fazer peças que expressam o amor, carinho e alma para encantar “A sua Casa”.


Rafaella Fioravanti

É facilitadora de projetos e tecnologias na Avivar Educacional, consultoria que atua na introdução de novas metodologias e ferramentas colaborativas para as instituições de ensino, professores e gestores escolares. Designer gráfico e de serviços na Oikos Hub Laboratório de inovação e impacto socioeconômico onde também cocria e facilita jornadas de experiências para empreendedores, negócios locais e jovens. Desde 2014 é agente ativa no ecossistema local carregando a bandeira da democratização de temas como empreendedorismo, inovação, ciências e tecnologias. Trabalhou com planejamento estratégico no mercado atacadista e varejista por 7 anos e em 2012 foi cofundadora de uma distribuidora automotiva no Sul de Minas.


Denis Magalhães

Denis Magalhães é arquiteto, designer e empreendedor. Pós graduando em Projeto Arquitetônico pelo Unis/MG e co-fundador da startup AC7 – Arquitetura Colaborativa, que visa engajar novos profissionais ao mercado de trabalho e democratizar a arquitetura através da coletividade.


Curta o Varginha Digital no Facebook e acompanhe as notícias também pelo Instagram.

Voltar para a Página Inicial

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome