O Curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva é gratuito e à distância (100% EaD). Capacitação promove ambiente mais receptivo nas escolas.
Educadores mineiros já podem se inscrever no Curso gratuito de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva (EaD). A capacitação é ofertada pelo Ministério da Educação em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e está disponível para todos os interessados por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (Ava).
Ao participar do curso o profissional receberá, sem custos, qualificação de alto nível com especialistas renomados e certificação por instituições públicas de ensino superior de todo o país. Além disso, contribuirá para uma educação mais inclusiva nas escolas de Minas Gerais.
O curso conta com 120h de carga horária dividas em quatro módulos:
- Direitos Humanos, Diversidade e Educação Inclusiva;
- Desenvolvimento Humano, Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Educação Inclusiva;
- Currículo, Tecnologias e Práticas Pedagógicas Inclusivas;
- Práticas, Recursos e Materiais Pedagógicos Inclusivos na Escola.
Os interessados podem acessar os editais e realizar inscrição por meio deste link.
O Curso
A qualificação gratuita está disponível para todos os educadores que desejam se aprimorar e contribuir com uma educação mais inclusiva e transformadora. O curso será ofertado na modalidade a distância, no Ava da Capes, com carga horária de 120 horas. As atividades terão início em março.
Desenvolvido pedagogicamente com a participação de especialistas da área e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o curso será executado em parceria com as Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes). Em Minas, as universidades parceiras são:
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
- Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF);
- Universidade Federal de Uberlândia (UFU);
- Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ);
- Universidade Federal de Alfenas (Unifal).
As inscrições estão abertas até 26 de fevereiro de 2025 e devem ser realizadas exclusivamente online. Interessados precisam preencher um formulário eletrônico e anexar a documentação exigida no Edital.
O resultado parcial será divulgado em 03 de março de 2025, com período para recursos logo em seguida.
Fonte: SEE MG
Participe dos Grupos no WhatsApp!
COMO FAÇO A INSCRIÇÃO DO CURSO