Veja como resfriar celulares que possuem problemas de temperatura

Publicidade

Usar um telefone celular que está quente não é apenas desagradável – especialmente em momentos de calor – mas também é prejudicial ao próprio telefone, especialmente à bateria. Para melhorar a vida útil do aparelho é fundamental resfriar o celular em momentos de superaquecimento.

Nesse artigo você vai encontrar algumas ideias do que deve fazer para diminuir a temperatura do smartphone de maneira rápida e fácil, antes de usar o bônus do seu plano de celular para comprar um novo aparelho, embora também recomendamos alguns acessórios de resfriamento que podem ajudá-lo se nossas dicas não forem suficientes.

Deixe o celular “descansar”

Um celular pode superaquecer devido a fatores internos e externos. Por exemplo, pode ser que a temperatura ambiente esteja alta ou pode ser que o calor venha de dentro do aparelho. Uma possível causa para isso é que o processador está trabalhando muito após jogar muito tempo ou pelos aplicativos em segundo plano que fazem uso extensivo de recursos.

A solução drástica é desligá-lo, embora você não precise chegar nesse ponto. Se você fechar os aplicativos que estão consumindo recursos e deixá-lo com a tela desligada, descansando, deve ser suficiente e você pode continuar recebendo notificações e ligações. Alguns exemplos de aplicativos que geralmente consomem muitos recursos e superaquecem o celular são os seguintes:

Publicidade
  • Jogos, especialmente jogos 3D com bons gráficos e online
  • Reprodução de vídeo, especialmente se estiver em alta resolução, muitos FPS e HDR
  • Aplicativos de navegação que usam GPS
  • Aplicativos que usam a câmera
  • Aplicativos ou jogos que são uma combinação dos itens acima, como um jogo online 3D que usa a câmera e o GPS, como Pokémon Go.

Não carregue o celular (ou carregue em uma velocidade mais lenta)

As duas formas mais comuns de aquecimento de um celular são devido à sua utilização e à sua carga. Se você usar o celular enquanto estiver carregando, você o expõe a dois fatores de superaquecimento ao mesmo tempo, o que geralmente é perceptível à medida que o celular aumenta de temperatura e pode funcionar um pouco mais devagar que o normal.

Se o seu celular tiver bateria suficiente, é melhor carregá-lo mais tarde, quando terminar de usá-lo. Caso contrário, você pode tentar usar o carregamento “lento” em vez de um carregador rápido, para evitar o pico de temperatura normalmente associado a esse tipo de carregamento rápido.

Deixe o celular sempre na sombra

Obviamente, o aparelho também pode superaquecer por causas externas, ou seja, se estiver em um local excessivamente quente. O calor pode causar deformações nas partes plásticas do celular e, em situações extremas, a bateria pode pegar fogo. Normalmente, não deve ser um grande problema, a menos que o celular esteja diretamente no sol.

O problema é que não só ele vai superaquecer devido à incidência direta do sol, mas o celular normalmente vai aumentar o brilho da tela ao máximo para tentar combater a luminosidade, o que vai superaquecer ainda mais o terminal.

Remova a capinha do smartphone

A capinha protege o celular em caso de queda acidental, mas seu trabalho de dissipação de calor é ruim, se não inexistente. Vai depender muito do material, mas na maioria dos casos a capa de celular retém o calor do próprio terminal.

Ventile, mas sem excessos

Por mais tentador que seja, não caia em “soluções” como colocar o celular no freezer ou qualquer outra situação que provoque uma mudança drástica de temperatura, algo que não é recomendado para nenhum aparelho eletrônico, muito menos para um tão complexo quanto um celular.

Isso não significa que você não possa optar por outras opções moderadas, como colocar o celular na frente de um ventilador. Se você interrompeu a atividade que causou o superaquecimento (carregamento rápido, jogos ou similares), certamente após alguns minutos na frente do ventilador, o aparelho retornará à temperatura normal.

Se for um problema habitual, existem acessórios

Se o seu telefone ficar muito quente com frequência, talvez você precise de ajuda. Os acessórios de refrigeração móvel estão se tornando cada vez mais populares, sendo algo como ventiladores que se conectam à parte traseira do celular e recebem energia via USB. Em lojas online é possível encontrar coolers de celular com preços a partir de R$40,00.

Seja qual for o acessório de resfriamento que você escolher, lembre-se de que, se você conectá-lo ao próprio celular para receber energia, isso significará um consumo extra de bateria (e um pouco mais de calor), mas você sempre poderá carregá-lo separadamente com um carregador separado, se necessário.

Veja mais notícias no Varginha Digital

Receba as notícias no seu e-mail

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui