Entenda os efeitos do anticoncepcional no ganho de massa muscular.
Gente, as meninas que vem ao meu consultório sempre me fazem essa pergunta: o anticoncepcional atrapalha ou não o ganho de massa muscular?
Bom, se pensamos em hipertrofia logo pensamos em taxas de síntese e degradação proteica muscular, ou seja, para favorecer a hipertrofia precisamos de mais síntese e menos degradação certo?
Enfim, precisamos de um balanço nitrogenado positivo, os anticoncepcionais de fato causam um deficit no processo anabólico da massa muscular e muitas vezes favorece o catabolismo (quebra ) ou deficiência em manter ou aumentar a massa muscular, facilitando um aumento na gordura corporal.
Os anticoncepcionais diminuem a testosterona livre no corpo e este hormônio é um dos mais importantes para o processo de ganho de massa muscular. Neste caso os anticoncepcionais vão causar a dificuldade da mulher tanto em ganhar a massa muscular como em perder a gordura corporal.
Não estou dizendo que quem toma o anticoncepcional não terá resultados. Estou dizendo que terá sim uma dificuldade maior.
Além disso, outros fatores são primordiais para o aumento de massa muscular, como uma dieta bem estruturada e uma atividade física bem feita. Estas ações, com certeza, irão potencializar os seus resultados.
Gostou das informações? Então acompanhe a coluna NutriEDduca, publicada toda quarta-feira no Varginha Digital.
Acompanhe também pelo Facebook e pelo Instagram do Varginha Digital.
Quer receber as notícias do Varginha Digital por Whatsapp? Mande uma mensagem para (35) 9 9130-0597.
Dayara Reis Souza
Graduada em Nutrição. Especialista em Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação esportiva.
Eleita pelo segundo ano consecutivo nutricionista destaque da cidade de Varginha-MG 2017/2018