Publicidade
Os aposentados que precisam de acompanhantes podem solicitar ao INSS um adicional no valor de 25% da aposentadoria.
Aposentados por invalidez do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS podem ter um aumento de 25% no benefício. As pessoas que necessitam de ajuda de terceiros para realizar as tarefas do dia-a-dia e estão aposentadas por invalidez terão o direito, desde que comprovem a necessidade.
Garantido por lei o benefício é pouco conhecido e depende do resultado de uma perícia feita pelo INSS. Segundo a lei, o valor da aposentadoria por invalidez de quem “necessitar da ajuda permanente de outra pessoa” deve ser acrescido de 25%.
Publicidade
Por exemplo aposentado com câncer em estágio avançado, cegueira, paralisia irreversível ou qualquer doença que cause incapacitação, como o Alzheimer e o Parkinson, têm direito ao acréscimo.
O valor adicional de 25% também pode ser utilizado para despesas como contratação de ajudante, compra de medicamentos e materiais ortopédicos.
Assim, se recebe por mês 1.000,00 – tem direito de receber 250,00 a mais.
O benefício é válido mesmo quando um membro da família é o responsável por esse cuidado, pois muitas vezes, um membro da família deixa de trabalhar para cuidar do aposentado.
Publicidade
Outros tipos de aposentadorias ainda não possuem o direito do adicional de 25%. Já os aposentados por Invalidez para conseguir o aumento tem que comprovar não conseguir mais trabalhar devido à doença ou acidente.
Para ter direito ao benefício, é preciso passar por perícia médica do INSS.
Veja como solicitar o adicional de 25% para aposentados por invalidez:
Os aposentados devem primeiramente fazer o agendamento da perícia através do site do INSS, aplicativo Meu INSS ou pela Central de Atendimento 135.
Publicidade
Para fazer o agendamento é recomendado ter em mãos os documentos pessoais e laudo médico que comprove a necessidade de ajuda de terceiros.
Veja também
Siga-nos no Google News
Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.
Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.
Varginha em um clique!
Publicidade