Aposentados podem ter 25% de acréscimo no salário. Veja quem tem direito

Publicidade

Os aposentados que precisam de acompanhantes podem solicitar ao INSS um adicional no valor de 25% da aposentadoria.

Aposentados por invalidez do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS podem ter um aumento de 25% no benefício. As pessoas que necessitam de ajuda de terceiros para realizar as tarefas do dia-a-dia e estão aposentadas por invalidez terão o direito, desde que comprovem a necessidade.

Garantido por lei o benefício é pouco conhecido e depende do resultado de uma perícia feita pelo INSS. Segundo a lei, o valor da aposentadoria por invalidez de quem “necessitar da ajuda permanente de outra pessoa” deve ser acrescido de 25%.

Por exemplo aposentado com câncer em estágio avançado, cegueira, paralisia irreversível ou qualquer doença que cause incapacitação, como o Alzheimer e o Parkinson, têm direito ao acréscimo.

O valor adicional de 25% também pode ser utilizado para despesas como contratação de ajudante, compra de medicamentos e materiais ortopédicos.

Publicidade

Assim, se recebe por mês 1.000,00 – tem direito de receber 250,00 a mais.

O benefício é válido mesmo quando um membro da família é o responsável por esse cuidado, pois muitas vezes, um membro da família deixa de trabalhar para cuidar do aposentado.

Outros tipos de aposentadorias ainda não possuem o direito do adicional de 25%. Já os aposentados por Invalidez para conseguir o aumento tem que comprovar não conseguir mais trabalhar devido à doença ou acidente.

Para ter direito ao benefício, é preciso passar por perícia médica do INSS.

Veja como solicitar o adicional de 25% para aposentados por invalidez:

Os aposentados devem primeiramente fazer o agendamento da perícia através do site do INSS, aplicativo Meu INSS ou pela Central de Atendimento 135.

Para fazer o agendamento é recomendado ter em mãos os documentos pessoais e laudo médico que comprove a necessidade de ajuda de terceiros.


Veja também

Siga-nos no Google News

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.
Varginha em um clique!

Publicidade

47 COMENTÁRIOS

  1. Preciso dos 25%mais a burocracia é muito grande,vejo a hora ter outro AVC,sem condições de pagar uma pessoa pra Andar comigo e cuidar da minha mãe também que vem transtorno bipolar.

  2. Sou aposentado por invalidez tenho depressao panico bicos papagaio faço hemodialize 4 vezes por semana tenho dificuldade para ficar sozinhonpois minha esposa trabalha , tem direito a essa ajuda?

  3. Sou aposentada por invalidez tenho uma doença rara e crises convulsiva reentrante, dependo do meu esposo pra cuidar de mim sou oxigênio dependente faço hipoglicemia são várias comorbidades faço tratamento na Unicamp sou aposentada pela prefeitura Municipal de Campinas.

  4. Sou curadora de minha cunhada ela tem problemas mentais n tenho como trabalhar eu tenho direito de receber esse aumento como faço p adquirir

  5. Eu recebo auxílio-doença eu tenho direito nos 25% só que eu tenho um laudo para aposentar por invalidez

  6. Tenho um filho com retardo mental e ele recebe o Bpc, eu não trabalho porq preciso cuidar dele, ele tem direito a esse 25%?

  7. Sou curadora da minha irma com retardamento mental tem tres anos que conseguir aposentar pelo o B PC ela tem direito deixei de trabalhar para cuidar dela mesmo o que ela recebe não da nem pra ela direito imagine pra mim e ela não tenho ajuda de ninguém so de deus como faco para conseguir esse aumento de 25% a mas.

  8. Sou aposentada por idade, e moro sozinha. Gostaria de saber se tenho direito a ganhar mais 25% pois tenho problemas de saúde?

    Solange

  9. Minha tem 96anos aposentada metade por invalidez e outra por tempo de serviço tem artrose nos dois joelhos se locomover muito pouco precisa de mim para tudo não recebe decimo terceiro porque diz que nao tem direitos trabahou vida toda aposentou ja tinha passado da idade sera que ella tem direito

  10. Eu tenho probrema cronico fiz sirugia cardiaca tenho 2 ponte safena 2 istente nao posso faze neum esforços minha esposa nao pode sair para trabalha pos constantemente tenho crize tenho diteito ao 26 por centos?????

  11. Minha mãe é pensionista, tem Alzheimer ,diabetes,pressão alta, é acamada…. cuido dela sozinha.
    Gostaria de saber se ela tem direito a esse 25%?

  12. Minha mãe é pensionista,ela tem Alzheimer,deixei de trabalhar,pra cuidar dela, não recebo nada de ninguém, o que fazer para conseguir esse benefício!?

  13. Minha mãe é pensionista,ela tem Alzheim deixei de trabalhar,pra cuidar dela, não recebo nada de ninguém,o que fazer para conseguir esse benefício!?

  14. Eu e meu esposo domus aposentados , mm esmo àposenrada continuei trabalhando ,a a 3 de meio meu esposo foi diagostigado com Alzheimer,ano passado precisei parar de trabalhar para cuidar dele ,ele tem direito esses 25 porcento? Ele e totalmente dependente de mim.

  15. Acho esse auxílio muito bom é de grande ajuda para os aposentados do INSS por invalidade e até por tempo de serviço e que sofre com a dependência constante de outras pessoas para sobreviver. Pena que a burocracia é muito grande e o resultado demorado, mas vamos tentando,né!

  16. Boa noite, minha mãe é aposentada por invalidez e pensionista, tem alzaimer e é diabética, minha irmã precisou sair do trabalho pra cuidar dela,o dinheiro dela vai quase tudo pra pagar o plano médico, gostaria de saber se ela tem esse direito e se sim como proceder?
    Obrigada pela atenção
    Luzamar

  17. Esse 25% quem receber o BPC não tem direito de receber este 25%pq eu não firmeza nas pernas sofri Paralisia infantil desse dos cinco idade estou com 62 anos de idade já tem a mais BPC a mais de vinte anos já

  18. Meu pai e aposentado do Ibama mais tem 86 anos e eu fico com ele não tô trabalhando ele pode ter direito a esse acréscimo

  19. Cuido do meu tio a três anos ele tem 88 anos depende de mim pra tudo ele perdeu a memória e igual um criancinha ele tem Alzheimer tenho direito a os 25 na aposentadoria dele

  20. Minha mãe é acamada eu cuido dela depende para tudo banho comida na boca ínfim eu cuido não posso trabalha porque não posso deixa ela sozinha moro com ela ela.tem pressão alta diabete deu derrame é perdeu o lado esquerdo e o direito está atrofiado depende de fralda remédio onde ir é qual os documento nescesário

  21. Mi ha mãe é apisentada por i vanlidez faz tratamento com remedios muito forte ela tem bordeline, depressão cronica tem o passe com acompanhante vive em isolamento social por tentativa de suicídio ela tem o direito dos 25 %?

  22. Minha mãe é pensionista,ela tem Alzheimer,alguns anos dxei de trabalhar,pra cuidar dela, não recebo nada de ninguém,sobrevivo com a pensão de minha mãe…o que fazer para conseguir esse benefício!?

  23. Meu irmão tem Parkinson já avançado e o INSS negou o benefício dos 25%.Não tem condições nenhuma de ficar sö.

  24. ME DESCULPE O INSS BRASILEIRO, JUDIA MALTRATA, DESINFORMA, ROUBA DINHEIRO DOS COITADOS APOSENTADOS AO LONGO DOS ANOS.
    SOU APOSENTADO PELA UFMT, TENHO PRESSAO ALTA, ARTROSE, SERIAS DIFICULDADES PARA CAMINHAR.
    NUNCA USEI I INSS NA MINHA VIDA TODA, EIS QUE ME APOSENETO E SUBTRAEM DO MEU SALARIO 2.630,OO DE PREVIDENCIA E 760,00 REIAS DE IMPOSTO.
    É UMA VERGONHA, TENHO NOJO, DESSE SISTEMA.
    APROVEITANDO ESTA OPORTUNIDADE, MINHA MAE APOSENTADA, DEPENDE DE CUIDADORES 24 HORAS. CONTRIBUI AINDA COM ESSA FAMIGERADA EMPRESA DOS VELHINHOS OFERECENDO 25 %.
    CRIEM VERGONHAS BAS SUAS CARAS.
    BANDO DE LADRÕES CORRUPTOS EXPONDO ME A FALAR O QUE PENSO É O QUE ACHO.

  25. Eu sou aposentado tenho parelisia na perna meu irmão q me acompanha pra me receber para eu tenho ferocidade pra andar eu tenho direito de receber os 25%

  26. Eu cuido de uma senhora há 6 anos ela mora comigo tem 98 anos ela é pencionista ela tem direto há esses 25% gostaria de saber para,eu poder dar entrada ela era uma vizinha minha que a família nen procura só uma neta mais não pode ficar com ela porquê cuida da Mãe

  27. Minha mãe é aposentada do Estado tem 91 anos é cega e eu cuido dela ela tem direito a receber essa ajuda?

  28. Me chamo Simone Souza Andrade,deixei de trabalhar,pra tomar conta de minha cônjuge: TATIANA GONCALO BARBOSA.APS.POR INVALIZ 4 AVCS HEMORRAGICO…E TBM PORTADORA DO LÚPUS…SISTEMICO ERIMATOSO /CID10 E OUTROS QUE NÃO ME RECORDO…ENCONTRA SE INTERNADA POR TEMPO INDERTERMINADO…NOS AJUDE ! SEM MAIS
    SIMONE SOUZA ANDRADE.

    • Bem agradeço ,a oportunidade.
      Pois está difícil e doloroso…
      Mas se formos desse grupo…
      Seriam generosos por nós

  29. Meu filho e cadeirante a 15 anos ele depende de mim pra tudo ..mais o benefício dele e pela assistência social e eu nunca contribuir com nada ele tem direito aos 25% ??

  30. É mais.do q merecido , mais muitos aposentado por invalidez não recebê este 25% a mais como eu q sou aposentado por invalidez.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui