CEFET promove feiras científicas virtuais no YouTube durante a semana

cefet-mg

Apresentações de trabalho de estudantes de todos os campi e demais atividades vão acontecer virtualmente de 1° a 5 de março, no canal oficial do CEFET-MG no YouTube.

A 30 ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (META) e a 16ª Semana de Ciência e Tecnologia (Semana C&T) divulgaram a programação das atividades que acontecerão, conjuntamente e de forma virtual, de 1º a 5 de março. # cefet youtube

A abertura foi nesta segunda-feira (1º), às 9h, e contou com a participação do professor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) Mário Neto Borges, que ministrou a palestra “Inteligência Artificial: desafios dos novos conhecimentos”. Mário possui doutorado em Inteligência Artificial aplicada à Educação pela Universidade de Huddersfield (Inglaterra). Foi presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Na META, foram selecionados quinze trabalhos em cada uma das três modalidades: Ciência e Inovação Tecnológica, Ciência e Sociedade e Modelo Didático. Os três melhores em cada categoria, além do trabalho mais curtido pelo voto popular, serão premiados.

Para o presidente da Comissão Geral de Organização do evento, professor Ezequiel de Souza Costa Júnior, o grande desafio enfrentado foi transferir um evento presencial já consolidado para o modelo virtual. “Tivemos uma contribuição coletiva que favoreceu o resultado que conseguimos. Vimos que existe uma efervescência científica na estrutura do CEFET-MG que independe de suporte, com estudantes demandando e professores orientando. A Instituição é uma fonte natural de formação e de geração de ciência e tecnologia e a META deste ano é uma amostra disso”, avalia.
 
O tema da Semana C&T deste ano é “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”. O evento teve 403 trabalhos selecionados para apresentações com resumo e vídeo, sendo 60 escolhidos entre os melhores para se apresentarem oralmente. “Minhas expectativas são imensas, pois esta é a primeira vez que realizamos o evento de forma integrada com todos os campi, sendo que todas as atividades contarão com a participação de todos. Sem contar, é claro, com a novidade de termos todas as ações desenvolvidas de forma virtual, o que proporcionará a interação do público com os autores dos trabalhos que estiverem sendo apresentados e com os palestrantes também. Acredito que será de muito proveito para todos”, ressalta a presidente da comissão organizadora, Sônia Miranda.

Programação

Nos intervalos das apresentações, haverá palestras e os participantes poderão conhecer os trabalhos do professor do Departamento de Ciências Biológicas Samuel Gonçalves, que possui o canal no YouTube “Um botânico no apartamento”, intervenção poética com o Núcleo de Teatro do CEFET-MG, bem como atividades culturais e artísticas como música e yoga.

A palestra de encerramento será com o professor do Departamento de Física da UFMG Luiz Gustavo de Oliveira, que irá abordar o estado da arte da pesquisa em nanomateriais.


Veja também

Siga-nos nas Redes Sociais

Novos Caminhos: plataforma oferecerá curso de especialização para professores

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.
Varginha em um clique!


DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome