CEMIG faz mutirão de cortes por inadimplência esta semana em Varginha

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A Cemig irá efetuar um mutirão de cortes por inadimplência em Varginha esta semana

A Cemig  está realizando uma nova etapa de mutirões de cortes por inadimplência em diversas regiões mineiras, com o intuito de coibir os atrasos no pagamento das faturas de energia e recuperar R$ 400 milhões em receita. Nesta semana, as ações irão se concentrar em Varginha.

A empresa está intensificando ações deste tipo com foco na recuperação de receita.

De acordo com o superintendente de Gestão da Receita da Distribuição, Hélton Diniz Ferreira, o corte é feito quando o cliente possui débitos com a companhia. “Após 15 dias de atraso no pagamento da fatura, a ordem de corte do fornecimento já é emitida.

A regulação impõe que seja feito o aviso prévio ao corte, que geralmente chega na própria fatura de energia”, afirma.

Com o objetivo de reduzir a taxa de inadimplência, a Cemig está ampliando os canais de negociação e facilitando o pagamento das faturas em atraso. Atualmente, a empresa possui cerca de 5% de consumidores com alguma pendência financeira, um aumento de quase 50% se comparado a 2015.

De acordo com Hélton Diniz, para evitar a inadimplência, a companhia utiliza diversas ferramentas de comunicação com o consumidor.

A empresa adota várias medidas para avisar ao cliente: envio de e-mail, mensagem de texto via celular (SMS), notificação por meio de carta, negativação e cobrança via contato telefônico. Ou seja, a Cemig prefere evitar o corte de luz, mas é necessário manter o equilíbrio financeiro da empresa”, salienta.

Helton Diniz alerta ainda que, para receber os comunicados da Cemig, é fundamental que o cliente mantenha seu cadastro (celular, e-mail, etc.) atualizado junto à empresa.

Além disso, para se evitar a inadimplência e oferecer maior comodidade, os clientes podem optar pelo pagamento da conta no débito automático”, reforça.

Novos canais

Já está disponível para os clientes com débitos junto à companhia o parcelamento por meio do Cemig Atende no site da companhia , no www.cemig.com.br .

Anteriormente, as negociações só podiam ser feitas em uma das agências de atendimento presencial ou Postos Cemig Fácil.

Para o cliente parcelar via Cemig Atende, basta efetuar o login e procurar, na barra de pesquisa, por parcelamento.

Mas existem algumas condições para poder negociar nesse canal: o cliente não pode ter parcelamento em aberto (não é possível reparcelar), deve possuir débitos em apenas uma instalação e não pode estar cadastrado em cobranças para terceiros na fatura de energia (doações).

Além disso, não é possível transferência de débito de uma instalação para outra, quando o cliente possuir duas unidades ligadas em seu nome.

Também está disponível o número telefônico 0800 721 7003, exclusivo para negociação de débitos, disponível de 09h às 21h, de segunda a sexta-feira.

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