Cemig realiza ações que abordam a prevenção de acidentes com a rede elétrica

Publicidade

Com palestras e blitz dedicadas ao tema, a Cemig promove iniciativas voltadas a prevenção de acidentes com a rede elétrica para estudantes e trabalhadores da construção civil.

Com o objetivo de conscientizar cada vez mais a população sobre os cuidados com acidentes que devem ser observados em relação ao uso seguro da rede de energia elétrica, a Cemig realiza, a partir desta segunda-feira (30/05), a Semana Externa de Prevenção de Acidentes da População (Sepap).

Entre as muitas atividades, estão previstas palestras sobre o tema para parceiros, funcionários, colaboradores e a população, além de iniciativas educativas em escolas e em pátios de obras e estabelecimentos da construção civil. A série de ações acontece até a próxima sexta-feira (03/06).

Os riscos e os perigos do uso não seguro da eletricidade são assuntos conhecidos pela maioria das pessoas. Mas, basta apenas um descuido, para que um acidente possa ocorrer. De acordo com o anuário 2022 da Associação Brasileira para a Conscientização dos Perigos da Eletricidade (Abracopel), o número geral de acidentes com energia elétrica no Brasil aumentou 5% em 2021 na comparação com 2020. No entanto, o número de mortes causadas por choque elétrico, tipo de ocorrência que representa a maioria dos acidentes de origem elétrica, apresentou queda de um ano para o outro.

Para os especialistas, os dados ainda são preocupantes, mas a redução ressalta a importância do trabalho permanente de conscientização. O gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares, lembra que a execução de ações de prevenção é algo constante na Companhia e ganha força nesta semana específica dedicada ao tema. “As ações programadas durante a realização da Sepap buscam alertar a população para esse cenário e sobre a importância da redução dos riscos de acidentes com a rede elétrica. Vamos reforçar a divulgação dos nossos materiais de orientação sobre o tema para os colaboradores, parceiros e o público em geral”. Explica o gerente.

Publicidade

Além disso, continua o especialista em segurança da Cemig, “sabemos que as crianças são verdadeiras mobilizadoras e levam para os pais, irmãos e toda a família a necessidade e a importância de falar sobre o assunto. Por isso, vamos intensificar nossas ações educativas nas escolas de todas as regiões do estado”, destacou.

Ele ressalta que a energia elétrica é um bem essencial às pessoas e, por isso, a Cemig busca conscientizar a população, trabalhadores e colaboradores para evitar acidentes. “O sistema elétrico da Cemig é constituído de redes construídas dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade e obedece a todas as normas de segurança. A meta da Companhia é de zerar o número de acidentes de qualquer natureza”, reforçou.

Ações educativas

Outro setor em que são registradas muitas ocorrências de origem elétrica é o da construção civil. Neste segmento econômico, o maior risco de acidentes é relacionado com as tarefas realizadas nas proximidades das redes elétricas, como a reforma de telhado, serviços de pinturas em fachadas e construção de segundo e terceiro pavimentos, por exemplo. Por isso, a Cemig vai intensificar as atividades educativas, que visam a prevenção dos acidentes com a rede elétrica, em lojas de materiais de construção e nos canteiros de obras, além de realizar blitz de segurança em empreendimentos da construção civil.

Vamos entregar materiais impressos explicativos e informativos acerca do assunto para os profissionais da construção civil, com o objetivo de reforçar os cuidados que devem ser tomados e que são exigidos quando falamos de energia. A simples aproximação da rede já pode causar choque elétrico que pode provocar queimaduras graves e, em alguns casos, levar a morte”, alerta o gerente da Cemig.

Palestras

Além das ações educativas que serão realizadas pelas equipes técnicas da Cemig em escolas e unidades que trabalham com a construção civil, informações importantes sobre o uso seguro da energia e o respeito à vida serão transmitidas para os funcionários, colaboradores, parceiros e clientes da Companhia por meio de palestras on-line veiculadas no canal do YouTube da empresa. Com uma linguagem fácil e cotidiana, os palestrantes vão falar sobre educação, segurança, cuidados, entre outros. As agendas on-line vão acontecer na segunda-feira (30/05), na quarta-feira (01/06) e na sexta-feira (03/06), sempre às 09h30.

Parceiros

Atualmente, a Cemig tem 29 Acordos de Cooperação Técnica assinados com importantes órgãos e entidades de classe que se tornam parceiros e aliados da Companhia na divulgação dessas informações e dos materiais e orientações sobre a segurança com a rede elétrica. Essa prática de trabalho conjunto com várias instituições é fundamental para disseminar a cultura de segurança com eletricidade em todo o estado.

Outras informações sobre segurança com energia elétrica estão disponíveis no site da Cemig. O endereço eletrônico é o www.cemig.com.br/seguranca

Receba as notícias no seu e-mail

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui