CNH vai mudar em 2022: veja como será o documento

Publicidade

As atualizações na CNH vão valer, inicialmente, para quem for renovar o documento ou emitir a primeira via.

A Carteira Nacional de Habilitação – CNH, estará totalmente diferente a partir de 2022. As mudanças acontecem a partir de junho do ano que vem e ee acordo com resolução divulgada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), as atualizações vão valer, inicialmente, para quem for renovar o documento ou emitir a primeira via.

O documento físico será verde e amarelo e terá imagens dos automóveis e a letra da categoria a que pertencem. Cada documento terá o registro das categorias a que o motorista está habilitado. O documento terá ainda dois números de identificação nacional e um número de identificação estadual.

As restrições médicas e a informação sobre o exercício de atividade remunerada serão informadas em um campo específico, de forma codificada. Nos documentos de Permissão Para Dirigir (PPD), a letra P, será impressa na lateral direita do anverso do papel. Tanto a PPD quanto a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) terão o mesmo modelo da CNH.

O QR Code será mantido. O código de referência rápida é gerado a partir de um algoritmo específico e permite a validação do documento. Nele, estão armazenadas todas as informações contidas nos dados variáveis da CNH, com exceção da assinatura do condutor.

Publicidade

A carteira de habilitação tem validade de dez anos para pessoas com até 50 anos. Cinco anos para quem tem de 50 a 69 anos. E três anos para quem tem mais de 70 anos, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.


Veja mais notícias no Varginha Digital

Siga-nos no Google News

Participe dos Grupos do WhatsApp e receba as novidades!

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui