Cada cor de argila tem uma indicação.
A argiloterapia é um tratamento que possui inúmeros benefícios à saúde e à estética da pele. A argila possui propriedades antissépticas, cicatrizantes, anti-inflamatórias e hidratantes. Os resultado são mara!
A argila absorve impurezas do organismo e até cicatriza feridas. É um material natural composto por partículas de minerais extremamente pequenas.
A argila desde a antiguidade
Histórias relatam que a argila era constantemente utilizada como um método terapêutico.
No Antigo Egito utilizava-se a terra de Lemnos para a técnica de embalsamento e conservação dos alimentos, da mesma forma os gregos e egípcios faziam uso da argila para a limpeza e tratamento da pele. A grande egípcia, Cleópatra, fazia uso da argila como máscara de tratamento para a conservação da pele e para destacar seu rosto, a cara da riqueza não é?!
As cores e suas indicações
Cada argila possui sua particularidade no que se diz respeito aos fins terapêuticos, as cores são fatores contribuintes para esta diferenciação.
Amarela – Combate e retarda o envelhecimento cutâneo, nutre e permite que o tecido fique mais rígido e saudável, sem deixá-lo ressecado, trabalhando a elasticidade da pele atuando na flacidez tecidual.
Branca – Possui um pH muito próximo da pele e seus principais benefícios são: clarear, absorver oleosidade sem desidratar, suavizar e cicatrizar. É indicada para o tratamento de manchas, peles sensíveis e delicadas.
Preta – A argila preta ou Lama Negra é considerada um material muito nobre. Raramente encontrada por ser muito pura. Tem atividade estimulante, antitóxica, nutriente, antisséptica, redutora e adstringente. É mais indicada para tratamentos corporais, pois ativa a microcirculação sanguínea.
Rosa – Ideal para peles cansadas e sem viço. Vitaliza e devolve a luminosidade natural da pele, aumenta a circulação, absorve toxinas e hidrata a pele. A argila rosa é a mais suave de todas, ela é o resultado da mistura da argila branca com a vermelha. É indicada para peles sensíveis, delicadas, com vasinhos e rosácea, pois possui ação desinfetante, suavizante e emoliente.
Verde – Possui ação absorvente, combate edemas, é secativa, emoliente, antiséptica, bactericida, analgésica e cicatrizante. Indicada para as peles oleosas e acnéicas. Esfoliante suave, promove a desintoxicação e regula a produção sebácea.
Gostou das informações? Então acompanhe com a esteticista Leticia Vinhas e a Hair Style Valéria Lima, do Ateliê da Beleza, tudo sobre o mundo da beleza e de tratamentos estéticos no Beleza Digital. A coluna vai ao ar sempre aos sábados.
Acompanhe também pelo Facebook e Instagram do Varginha Digital.

Leticia Gabriela Aparecida Vinhas
Esteticista no Ateliê da Beleza, em Varginha. Graduada no Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética pelo Unis – Centro Universitário do Sul de Minas. Especialista em Estética Facial e Corporal.