Publicidade

O último eclipse lunar de 2021 acontece na madrugada desta sexta-feira, 19 de novembro.

Nesta sexta-feira, 19 de novembro de 2021, haverá um Eclipse Lunar “quase total”, que deixará 98% da superfície visível da Lua escurecida em sua fase mais forte.

O eclipse desta sexta, pode ser apenas parcial no Brasil e terá duração total de 3 horas e 28 minutos. Às 5h45 (horário de Brasília) será sua fase mais forte em que a Lua estará quase totalmente encoberta pela sombra da Terra e isso também fará com que a Lua fique com uma aparência avermelhada.

O eclipse da Lua terá início às 4h19 (horário de Brasília), mas poderá ser visualizado um pouco antes, quando a Lua entrar na parte externa da sombra da Terra (penumbra). Nessa hora, a Lua ficará sutilmente um pouco mais escura.

Segundo algum sites especializados, será o eclipse lunar mais longo em 500 anos e poderá ser visto em vários países, incluindo o Brasil, mas o pico do fenômeno infelizmente não deverá ser visto por aqui, pois, como ocorrerá às 6h da manhã, a Lua já vai estar abaixo do horizonte, não estando mais visível para o nosso país.

Publicidade

Os eclipses lunares acontecem quando Sol, Terra e Lua ficam alinhados de tal forma que a Lua passa pela sombra da Terra.

Para pesquisar sobre a visibilidade do eclipse na sua cidade, acesse o site Time and Date e preencha o campo “busca por cidade ou local”.

Outra opção para assistir ao eclipse, caso não consiga ver de onde estiver, é assistir pela internet, vários sites garantem a transmissão do fenômeno ao vivo, tanto pelo YouTube, quanto pelo Instagram e demais redes sociais.


Veja também

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Siga-nos no Google News

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.
Varginha em um clique!

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui