Encceja: Aprovados podem procurar escolas credenciadas para emissão do certificado

Publicidade

O atendimento presencial está sendo feito de acordo com o funcionamento das escolas. O pedido também do certificado do Encceja pode ser feito on-line.

O resultado do Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – 2020 foi divulgado pelo Inep. Os candidatos que escolheram retirar os certificados pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) podem procurar as unidades certificadoras. O atendimento presencial está condicionado ao funcionamento da escola. Também é possível fazer a solicitação via e-mail.

Para solicitar a certificação ou a declaração de proficiência é necessário que o candidato apresente original e cópia da Carteira de Identidade, CPF e conta de energia. Também é exigido que o interessado apresente os resultados das provas, que devem ser impressos na Página do Participante do Encceja.

Documentos necessários

Tanto para a solicitação presencial como para a on-line, o participante deverá apresentar os seguintes documentos (originais e correspondentes cópias. Se for via formulário, as cópias devem ser digitalizadas) para solicitar o certificado de conclusão ou a declaração de aprovação em área(s) de conhecimento:
CPF;

Carteira de identidade;

Publicidade

Comprovante de endereço (Conta de energia elétrica ou conta de operadora de abastecimento de água/esgoto).
Relatório impresso, retirado no site do Inep com as notas obtidas;

Certificado de conclusão de componente(s) curricular(es) ou área(s) de conhecimento, concluído(s) por meio de cursos ou exames, em caso de aproveitamento de estudos.

Para preenchimento digital do formulário (PDF editável), o candidato deverá baixar o arquivo, abri-lo em qualquer leitor de PDF, inserir os dados nos campos indicados e salvar o arquivo.

O candidato também poderá imprimir o formulário, realizar seu preenchimento manualmente e digitalizá-lo.

O exame

O Encceja é uma iniciativa do Governo Federal direcionada aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida. Quem visa à certificação de conclusão do ensino fundamental precisa ter 15 anos completos na data de realização do exame. Já os que pretendem a certificação de conclusão do ensino médio devem ter 18 anos completos.

Para a solicitação on-line é necessário o preenchimento de formulário de solicitação do certificado, disponível neste link.

Clique aqui e acesse a listagem das escolas que emitem o certificado.

Fonte: educacao.mg.gov.br


Veja mais notícias no Varginha Digital

Siga-nos no Google News

Participe dos Grupos do WhatsApp e receba as novidades!

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui